segunda-feira, 9 de março de 2009

Fórmula 1: Heidfeld lidera testes, Brawn surpreende

Nick Heidfeld em BMW Sauber, com uma volta rápida no final do dia, saltou para a frente da tabela de tempos do dia de testes de Barcelona, que ficou marcado pela presença de todas as 10 equipas em pista pela primeira vez este ano. O dia também ficou marcado pela surpreendente prestação do carro da Brawn GP, conduzido por Jenson Button, que liderou a tabela durante a maior parte do dia, terminando em 4º.



Outras equipas que continuam a dar sinais positivos são a Ferrari e a Toyota. Raikkonen fez uma simulação de corrida com bons tempos durante todo o dia e terminou em 2º, Jarno Trulli foi o 3º. Nelson Piquet Jr teve um dia um pouco mais produtivo que o normal, fazendo o maior número de voltas do dia (124) e levando o Renault ao 5º posto. Bourdais foi 6º na estreia do novo Toro Rosso STR4, batendo por 1 décimo Mark Webber com o Red Bull. Quem continua a mostrar tempos preocupantes é a McLaren. Heikki Kovalainen foi o último, já a 2.6 segundos de Nick Heidfeld.

Parece que finalmente tivemos hoje a BMW a mostrar do que é capaz. A grande dúvida é o que vale este carro da Brawn. Será que estão a rodar com peso a menos para tentar atrair patrocinadores (por acaso o rumor do dia é que a Bwin.com vai ser o patrocinador)? Ou conseguiram mesmo fazer um carro rápido apesar de todas as dificuldades? Os próximos dias vão servir para esclarecer um pouco melhor esta situação.

Tempos:
Pos Driver Team Time Laps
1. Heidfeld BMW-Sauber (B) 1:20.339 92
2. Raikkonen Ferrari (B) 1:20.908 80
3. Trulli Toyota (B) 1:20.937 118
4. Button Brawn-Mercedes (B) 1:21.140 82
5. Piquet Renault (B) 1:21.662 124
6. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) 1:22.158 96
7. Webber Red Bull-Renault (B) 1:22.246 115
8. Sutil Force India-Mercedes (B) 1:22.452 127
9. Nakajima Williams-Toyota (B) 1:22.813 111
10. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) 1:22.948 87

Fórmula 1: Novo Toro Rosso STR4

A Scuderia Toro Rosso apresentou hoje no circuito de Barcelona o seu novo carro para a época de 2009, cujo nome é STR4. Sem surpresas, é quase um clone do carro da equipa-mãe Red Bull Racing...

Aqui ficam algumas fotos, retiradas como de costume do site GPUpdate.net








O francês Sebastien Bourdais e o suíço Sebastien Buemi, o único piloto estreante no campeonato de F1 para este ano, terão a honra de conduzir este carro durante a época.

GP2: Álvaro Parente na Ocean Racing

Já está confirmado - vamos ter mesmo um piloto português numa equipa portuguesa no GP2, já que o Álvaro Parente assinou com a Ocean Racing Technology para este ano.



Recordo que a Ocean Racing é o novo nome da antiga equipa BCN, que passou a chamar-se assim devido à aquisição da equipa por parte do Tiago Monteiro no início deste ano. É uma equipa que nos últimos anos tem desenvolvido uma tradição de lutar sempre pelos últimos lugares...

É verdade que o Álvaro Parente já conseguiu fazer milagres com equipas parecidas no passado (em 2007 foi campeão das World Series By Renault com a equipa que tinha ficado em último lugar no ano anterior, a Tech 1), mas parece-me que a competitividade da equipa é muito importante no GP2. Ainda hoje estive a ver corridas do GP2 de 2006 - ano em que o Timo Glock lutava por 20ºs lugares com a BCN. Logo que ele se mudou da BCN para a iSport, passou a lutar pelas vitórias, e no ano seguinte foi campeão pela iSport dominando o campeonato.

Apesar de tudo desejo boa sorte ao Álvaro Parente, e espero que ele consiga provar que o meu pessimismo está errado. Fica também a dúvida do que acontecerá ao Filipe Albuquerque, que tinha algumas esperanças de conseguir este lugar na Ocean Racing. O indiano Karun Chandhok já está confirmado há algum tempo como o outro piloto da Ocean, portanto o Filipe se quiser fazer a época de GP2 terá de procurar outra equipa.

Fórmula 1: Mais especulação em relação aos testes

Enquanto não chega o início da época a sério com o Grande Prémio da Austrália, nós, os maluquinhos da F1, não temos muito mais a fazer senão acompanhar os (aborrecidos) testes e tentar adivinhar quem é que vai estar lá na frente. Tenho posto cá muitos artigos a especular sobre a ordem de performance das equipas - por exemplo recentemente a opinião de Mark Hughes - e agora aqui fica a análise do AMuS, jornal alemão, após os testes da semana passada:



Red Bull:
O carro mais rápido em uma volta de qualificação. A Mercedes e a Ferrari já disseram que terão de vigiar cautelosamente a Red Bull.

Ferrari:
O melhor carro em stints longos. Parece que o novo carro é bom a gerir o desgaste de pneus, tal como os seus antecessores da Ferrari.

Toyota:
O melhor carro em piso molhado, o que é sinal de ter muita aderência aerodinâmica e de ser bom de conduzir.

BMW:
Ainda não mostraram do que são capazes. Tanto os bons tempos por volta como os comentários dos pilotos apontam para um bom carro.

McLaren:
Parecem ter problemas com a aerodinâmica. Não fazem bons tempos, nem em voltas de qualificação nem em stints longos. A quebra no sistema de travagem traseiro (que causou o acidente de Lewis Hamilton no último dia) aponta para problemas na aerodinâmica da traseira. Não parece funcionar como era previsto pelo túnel de vento. Portanto o sistema de arrefecimento não recebeu ar suficiente e os travões sobreaqueceram.

Renault:
Continuam um mistério. Às vezes fazem bons tempos, às vezes maus. Têm grandes desenvolvimentos previstos para os testes de Barcelona. Piquet diz que eles podem melhorar mais que as outras equipas porque começaram a testar cedo sem pôr no carro os últimos desenvolvimentos.

Williams:
Parecem ter um carro de meio da tabela. Os tempos por volta não são nada de especial. Espera-se uma nova asa dianteira antes da corrida de Melbourne.

Force India:
Diminuíram a desvantagem para o resto das equipas que tinham o ano passado. Sutil teve alguns problemas com o equilíbrio do carro mas encontrou uma boa afinação no último dia de testes em Jerez.


Estas traduções são de alemão para inglês para português, pelo que pode haver erros de interpretação. Material originalmente encontrado no fórum AtlasF1.

Os testes prosseguem esta semana no circuito de Barcelona.

Futebol: O trauma de Matosinhos

A Jornada 21 da Liga Sagres não trouxe grandes novidades em relação aos 3 grandes. FC Porto, Sporting e Benfica venceram os seus jogos, com mais ou menos dificuldades. A maior novidade terá sido os pontos perdidos por Braga e Leixões, fechando assim a luta pelos 3 lugares cimeiros aos habituais "3 estarolas" - a não ser que o Nacional ainda tenha uma palavra a dizer.

O jogo grande era em Matosinhos. O "temível" Leixões recebia o FC Porto, e toda a gente se lembrava do épico jogo da 1ª mão em que o Leixões foi ao Dragão vencer surpreendentemente por 3-2. E este jogo trouxe nova surpresa - o FC Porto vingou-se facilmente. 4 golos marcados, começando com um penalti de Lucho González, um golo de Hulk que agradeçou uma oferta de um defesa da equipa da casa, e 2 golos com assistências do improvável Mariano. A equipa de José Mota muito provavelmente ficou com a confiança afectada após esta goleada.



Mas o trauma não se resumiu ao 11 do Leixões. Quando tudo indicava que o jogo acabaria com um glorioso resultado de 4-0 ou superior para o FC Porto, a dar grande moral à entrada para o jogo decisivo da Champions contra o Atlético de Madrid, aconteceu este lance:


Original Video- More videos at TinyPic

Tenho sérias dúvidas não só sobre o momento de confiança actual de Hélton, como sobre as garantias que eles nos dá para o futuro. Já o defendi em alturas passadas, mas basta. É altura de investirmos num novo guarda-redes.

Vídeo - TVGolo
Foto - FCPorto.pt

GP2: Parente anuncia equipa hoje

Hoje porque já passa da meia-noite, é segunda-feira. Uma breve notícia no Autosport português diz que o Álvaro Parente vai anunciar os seus planos para o GP2 este ano em conferência de imprensa, logo de manhã.



Será que ele vai ficar mais um ano na SuperNova, apesar de toda a insatisfação? Vai arriscar tudo com a Ocean Racing do Tiago Monteiro? Vai perder-se numa Trident do fim do pelotão? Vai ficar em casa a coçar os tomates? Eu não arrisco um palpite. Mas daqui a umas horas já vamos todos saber.

Le Mans Series: Novo Aston Martin acaba na parede

O bonito novo Lola Aston Martin da categoria LMP1, que se destaca por utilizar a pintura tradicional com o patrocínio da Gulf, teve hoje o primeiro dia de testes no circuito francês de Paul Ricard. Infelizmente para a marca, que deposita grandes esperanças neste modelo para atacar as 24 Horas de Le Mans à geral este ano, um dos dois chassis que esteve em pista foi destruído num acidente. O piloto Tomas Enge (que já passou brevemente pela F1) cometeu um erro na curva mais rápida da pista - a curva de Signes, feita quase a fundo em 6ª velocidade - e o resultado é o que se segue. Fotos do carro antes e depois do acidente:







Fotos retiradas do site pitlane-vision.com