quinta-feira, 19 de março de 2009

Fórmula 1: Último dia de testes baralha tudo

Se já estão cansados de ler tudo o que escrevi sobre testes de F1 (e eu já estou cansado de escrever sobre isto), aqui está uma boa notícia: hoje foi o último dia de testes, agora mais testes só depois do fim da época. Para me confundir (a mim e a todas as outras pessoas que acompanharam este Inverno), Nakajima fez uma volta quase impossível no Williams em Jerez: 1:17.4.



Esta volta é... 4 décimos superior à volta de Button no Brawn, que já se julgava ser fantástica. Ou estes carros melhoraram muito esta semana, ou a pista ganhou muita aderência durante a semana. É que não foi só o Williams - Kovalainen no McLaren também fez um muito bom 1:17.9. Vamos lá ver como é que fica a tabela de tempos da semana:

Nakajima (Williams) 1:17.494 - Quinta-feira
Button (Brawn GP) 1:17.844 - Terça-feira
Kovalainen (McLaren) 1:17.946 - Quinta-feira
Rosberg (Williams) 1:18.071 - Terça-feira
Alonso (Renault) 1:18.343 - Segunda-feira
Piquet Jr (Renault) 1:18.382 - Terça-feira
Barrichello (Brawn GP) 1:18.398 - Segunda-feira

Recordo que o tempo referência de Jerez era um 1:19.0 de Vettel no Red Bull, que na altura deixou Ferrari, Toyota, BMW, o suposto grupo da frente, a milhas.

Obviamente que os carros melhoraram desde essa altura, que na altura só o Vettel tentou fazer uma boa volta, e que a pista agora está mais rápida. Mesmo assim, onde é que a Williams foi buscar um segundo e meio?! E há uma semana atrás, toda a gente achava que a Williams era uma equipa de meia tabela que perdia pelo menos um segundo para a Brawn. Será que a Brawn conseguia fazer um tempo bem melhor e não tentou? Há aqui alguma coisa que bate mal. O que é bom, porque mantém-se muita incerteza até à corrida.

Tempos de hoje:
Pos Driver Team Time Laps
1. Nakajima Williams-Toyota (B) 1:17.494 102
2. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) 1:17.946 84

Fórmula 1: A análise do Autosport aos testes de Barcelona

Encontrei hoje um artigo interessante no Autosport inglês, normalmente a fonte mais credível para notícias de F1 que eu conheço. Eles fizeram uma série de contas com todas as voltas dos testes de Barcelona da semana passada e chegaram a um ranking de equipas calculado matematicamente.

Primeiro, o ranking olhando simplesmente à volta mais rápida da semana de cada equipa. A Brawn salta à vista com uma grande vantagem sobre todos os outros, com a Williams e Toyota as únicas a menos de 1 segundo:



Bastante mais interessante e relevante é o próximo ranking - calculado a partir de todas as voltas das equipas em stints longos (que normalmente indicam situações de corrida), e descontando o factor da degradação dos pneus que baralha um pouco os tempos. A Brawn aparece à frente, depois vêm BMW e Toyota mais-ou-menos a par, e só então a Ferrari. A McLaren aparece... em último:



Isto vem de encontro àquilo que a maior parte das pessoas tem dito sobre os testes, com uma ou outra surpresa. Primeiro, a diferença entre todas as equipas não me parecia assim tão grande. Depois, pelo que eu tinha visto dos tempos achava que a BMW e a Toyota estavam atrás da Ferrari, já que foi a única equipa que eu vi fazer algum stint minimamente perto da Brawn: não percebo como é que as contas deles põem-nos em 4º lugar.

É preciso realçar no entanto algumas coisas:

- Não percebo porque é que eles descontaram a degradação dos pneus, este ano com o KERS é importante saber preservá-los durante a corrida.

- Mesmo analisando stints longos, que obrigam todas as equipas a ter uma quantidade considerável de combustível no depósito, pode haver quem ande mais pesado que outros. O próprio Autosport na sua análise refere isso. Eu suspeitava particularmente da BMW e Toyota, que o ano passado surpreenderam um bocado, já passaram a pré-época toda sempre a esconder a sua velocidade. Pelo outro lado, a Brawn pode estar leve - li ontem num fórum declarações do Barrichello que o admitia, embora não sei exactamente de onde foram buscar essas declarações, pode ser informação falsa.

- Isto refere-se à semana passada. Esta última semana a Brawn, Renault, McLaren e Williams continuaram a trabalhar em Jerez, armazenando mais dados sobre o carro e no caso da McLaren até introduzindo muitas peças novas. Parece-me que a McLaren melhorou consideravelmente, e temos tido algumas surpresas nas tabelas de tempos, já que nos últimos dias todas as equipas têm feito melhores voltas perto ou ao nível da Brawn.

Sinceramente nestes últimos dias tenho ficado cada vez mais baralhado... E por mais análises e adivinhações que fizermos, já só faltam 9 dias para a qualificação do GP da Austrália. Aí sim, acaba a maior parte das dúvidas.

Sobre o blog: 3 colunas

Como prometido, fiz mais uns melhoramentos aqui ao layout, mudando do modelo "Rounders" normal de 2 colunas para uma modificação de 3 colunas que fui buscar aqui. A vantagem é ocupar melhor o espaço vazio existente no ecrã. Para preencher o tal espaço, adicionei alguns widgets: uma sondagem, uma lista de vídeos do Youtube, uma lista de links úteis (que ainda vou aumentar e organizar melhor); e aumentei um bocado ali a parte do "autor".

Assim não fica tanto aquela sensação de espaço perdido no ecrã, mas alguns problemas resistem. O maior é o facto da coluna do meio às vezes não ser suficientemente grande, sobretudo quando ponho certos vídeos que têm uma largura maior que a coluna (exemplo). O ideal seria hackar o CSS disto para ficar um design fluido que adaptasse a coluna do meio ao espaço disponível. É possível, mas como este modelo de blog é baseado em várias imagens estáticas, ia dar demasiado trabalho a adaptar para a minha preguiça. :)