terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

IRC: Bernardo Sousa quer fazer 3 provas

Segundo o rally-live.com, o piloto madeirense Bernardo Sousa planeia fazer este ano 3 provas do Intercontinental Rally Challenge com o seu novo Fiat Abarth Grande Punto, para além do PWRC.



Bernardo disse: "Quero fazer o Rali dos Açores, mais um rali de asfalto e provavelmente mais um de terra. O Rally Vinho Madeira é uma possibilidade mas esse rali é na minha casa, portanto haveria muita pressão para ganhar o rali, e isso não é fácil. O Rali Príncipe das Astúrias também pode ser interessante, mas ainda vamos ver."

O piloto está também ansioso para experimentar o seu novo Grande Punto em asfalto, já que o PWRC apenas tem provas de terra e neve.

Fórmula 1: Equipa portuguesa de Tony Teixeira?

Tony Teixeira é um empresário de origem portuguesa e residente na África do Sul há muitos anos, que é actualmente o proprietário do campeonato A1GP. Há já alguns meses que há rumores de que está interessado em comprar ou começar uma nova equipa de F1, e hoje apareceu uma notícia com o próprio a confirmar estes rumores.



Tony diz que já comprou um terreno com 47 mil metros quadrados perto do Autódromo de Portimão para criar o quarter-general do A1GP, com uma fábrica, escritórios, resturantes e todas as instalações de marketing do campeonato. A ideia é eventualmente expandir as instalações para receber também uma equipa de F1, que segundo Tony seria baseada no local e financiada pelo governo português.

Para além disto, o empresário garante que esteve em conversações com a Spyker, quando esta foi comprada por Vijay Mallya e renomeada de Force India; com a Toro Rosso, tendo abandonado as negociações quando as regras dos "customer cars" deixaram de ser possíveis; e mais recentemente com a Honda, não tendo adquirido esta última equipa devido à recessão actual.

Tony diz também que o "objectivo é criar uma equipa de F1 para os vencedores do A1GP passarem do A1GP para a F1".

WRC: Gronholm com Subaru em Portugal

Após o Rali de Portugal, que teve em risco de ser cancelado, ter sido mesmo confirmado, agora aparece uma óptima notícia para os fãs da modalidade no nosso país: o antigo campeão do mundo Marcus Gronholm irá regressar à estrada para fazer o rali, num Subaru preparado pela Prodrive.



Marcus diz que a ideia é fazer apenas o rali de Portugal, mas que irá considerar as suas opções para o futuro no final. Recordo que o piloto finlandês retirou-se no final de 2007 após várias épocas com a Ford e a Peugeot, e que a Subaru/Prodrive abandonou o WRC no final de 2008.

O Rali de Portugal começa dia 5 de Abril.

Fórmula 1: Heidfeld acredita que vão haver mais ultrapassagens

Uma das grandes dúvidas desta época na F1 é o resultado das novas alterações aerodinâmicas. Foram introduzidas novas regras que alteraram radicalmente a aparência dos carros, com o objectivo de alterar a forma como os carros funcionam aerodinamicamente, permitindo mais ultrapassagens. O piloto alemão Nick Heidfeld vem agora dizer que segundo as suas experiências nos testes, realmente nota alguma diferença.



Ficam aqui as declarações de Nick Heidfeld ao seu site pessoal:

"Nos testes do Bahrain eu finalmente tive uma hipótese de seguir outro carro. Fiquei com a impressão de que a nova aerodinâmica vai fazer com que seja mais fácil se aproximar do carro que está à frente, tal como nós esperávamos."

"Isto certamente fará com que ultrapassar seja muito mais simples. Eu espero que isto se venha a confirmar durante as próximas semanas."

"Os testes este ano têm sido muito mais divertidos porque há muitos mais desenvolvimentos a fazer, e eu tenho aprendido muito sobre os novos elementos."

A1GP: Suíça salta para a frente em Kyalami

Este Domingo houve mais um fim-de-semanas de corridas do A1GP, o "Campeonato do Mundo do Automobilismo", no rápido circuito sul-africano de Kyalami - o que acabou por ser uma mudança bastante positiva em relação aos aborrecidos circuitos por onde o A1GP tem andado ultimamente, como Taupo e Chengdu.



De facto tivemos duas corridas bem animadas. A primeira, a corrida curta, foi vencida pela Holanda, com Jerome Bleekemolen ao volante. O holandês liderou do início ao fim mas houve acção na parte de trás do pelotão. Portugal com Filipe Albuquerque saía do segundo lugar da grelha, mas foi ultrapassado por Neel Jani da Suíça na largada. O piloto português manteve-se em contacto com o suíço, e na altura das paragens nas boxes ficou mais uma volta em pista, o que foi o suficiente para voltar ao segundo lugar quando fez a sua paragem. O líder do campeonato Adam Carroll (Irlanda) ficou em 4º lugar atrás do pódio composto por Holanda, Portugal e Suíça.



A segunda corrida tinha uma grelha um pouco alterada porque na qualificação houve um incidente que obrigou a terminar a sessão antes de muita gente fazer as suas voltas. Sendo assim, Clivio Piccione do Mónaco saíu da pole e liderou o início da corrida - mas foi ultrapassado por Neel Jani nas boxes na 1ª ronda de paragens, e o suíço iria dominar e vencer o resto da corrida. Piccione foi perdendo terreno ao longo da corrida e começou a ser pressionado pelo jovem Felipe Guimarães do Brasil (que tem apenas 17 anos). A certo ponto o monegasco saíu um pouco largo à entrada da última curva e o brasileiro aproveitou para roubar-lhe o segundo lugar, sendo que a partir daí não houve mais mudanças nos lugares da frente.

Portugal com Filipe Albuquerque saía de 8º, e teve uma largada muito lenta, caíndo para os últimos lugares do pelotão. Mesmo assim Albuquerque fez uma boa recuperação e ainda acabou a corrida em 5º. A corrida ainda foi marcada pelos ataques assassinos do malaio Fairuz Fauzy, que colocou a Nova Zelândia e a Irlanda fora de prova. A Irlanda liderava o campeonato, e com esta desistência, viu a Suíça saltar para a frente da classificação, também muito graças à vitória de Neel Jani.

O campeonato agora tudo indica que irá ser uma luta a três entre Suíça, Irlanda e Portugal. A próxima corrida é precisamente em Portugal, a 12 de Abril no Autódromo do Algarve em Portimão.

Resultados da 1ª corrida:
Pos Driver Team Time
1. Jeroen Bleekemolen Netherlands 21:35.105
2. Filipe Albuquerque Portugal + 4.407
3. Neel Jani Switzerland + 10.600
4. Adam Carroll Ireland + 12.925
5. Clivio Piccione Monaco + 14.363
6. Narain Karthikeyan India + 18.474
7. Adrian Zaugg South Africa + 21.178
8. Earl Bamber New Zealand + 26.539
9. Fairuz Fauzy Malaysia + 26.925
10. Nicolas Prost France + 28.101
11. Edoardo Piscopo Italy + 32.081
12. John Martin Australia + 34.474
13. Ho-Pin Tung China + 37.804
14. Michael Ammermuller Germany + 39.068
15. Felipe Guimaraes Brazil + 39.717
16. Salvador Duran Mexico + 45.006
17. Marco Andretti USA + 55.636
18. Zahir Ali Indonesia +1:17.724

Retirements:

Driver Team Laps
Danny Watts Great Britain 9
Daniel Morad Lebanon 6

Resultados da 2ª corrida:
Pos Driver Team Time
1. Neel Jani Switzerland 1h02:24.617
2. Felipe Guimaraes Brazil + 13.176
3. Clivio Piccione Monaco + 14.193
4. Jeroen Bleekemolen Netherlands + 17.024
5. Filipe Albuquerque Portugal + 17.995
6. Daniel Morad Lebanon + 31.210
7. Danny Watts Great Britain + 34.328
8. Marco Andretti USA + 59.000
9. Zahir Ali Indonesia + 1:03.995
10. Edoardo Piscopo Italy + 1:04.856
11. Michael Ammermuller Germany + 1:08.603
12. Narain Karthikeyan India + 1:09.150
13. John Martin Australia + 1:20.545

Retirements:
Driver Team Laps
Ho-Pin Tung China 22
Fairuz Fauzy Malaysia 17
Adrian Zaugg South Africa 15
Earl Bamber New Zealand 3
Nicolas Prost France 3
Salvador Duran Mexico 3
Adam Carroll Ireland 0

Classificação do campeonato:
1 Switzerland 73
2 Ireland 70
3 Portugal 64
4 Netherlands 56
5 France 41
6 New Zealand 36
7 Malaysia 32
8 Australia 30
9 Monaco 23
10 Great Britain 20