sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Fórmula 1: Hamilton na frente, mas só no fim

A surpresa hoje dos testes em Jerez foi Alonso, com o Renault em grande plano durante todo o dia, mostrando que o novo carro francês consegue ser rápido, coisa que pareceu impossível durante os últimos dias.



Mesmo assim, Lewis Hamilton no McLaren também esteve bem, e passou para a frente dos tempos com uma volta rápida já no fim da sessão. Já a Williams e a Red Bull, tendo conseguido andar perto ou mesmo à frente da McLaren nos últimos dias, desta vez estiveram bem longe na tabela de tempos. Quanto à Toro Rosso, continua como sempre lá na frente com o carro de 2008.

Tempos de Jerez - Sexta-feira 13 de Fevereiro 2009
Pos Driver Team Time Laps
1. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) 1:17.472 117
2. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:19.632 94
3. Alonso Renault (B) 1:19.846 109
4. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:21.217 70
5. Webber Red Bull-Renault (B) 1:20.738 92
6. Nakajima Williams-Toyota (B) No time 34



No Bahrain, hoje sim as equipas puderam fazer muitas voltas à pista, e Raikkonen foi o mais rápido com o Ferrari, sem que a BMW e a Toyota andassem muito longe. Os testes voltam para a semana.

Tempos do Bahrain - Sexta-feira 13 de Fevereiro 2009
Pos Driver Team Time Laps
1. Raikkonen Ferrari (B) 1:33.325 105
2. Trulli Toyota (B) 1:33.429 127
3. Klien BMW-Sauber (B) 1:33.666 125

Fontes: Autosport inglês, GPUpdate.net (fotos)

GP2 Ásia: Hulkenberg ganha com boa estratégia

Foi hoje a primeira corrida nocturna de sempre do GP2, no Qatar, e o alemão Nico Hulkenberg da ART Grand Prix venceu graças a ter apostado numa estratégia de boxes diferente dos seus adversários, após uma corrida animada.



Na grelha, Hulkenberg tinha a pole position à frente dos dois homens da Campos, Sergio Pérez e Vitaly Petrov, mas arrancou mal e Pérez passou-o. Atrás, Sakon Yamamoto, o companheiro de equipa de Hulkenberg na ART deixou o carro ir abaixo, e Yelmer Buurman acertou nele em cheio causando um enorme acidente. Ninguém ficou magoado, mas o Safety Car teve de entrar em pista durante bastante tempo, enquanto a pista era limpa pois ficaram muitos destroços na recta da meta.

Quando a corrida recomeçou, Perez abriu uma ligeira vantagem para Hulkenberg, e o alemão parecia estar em algumas dificuldades, chegando a ser ultrapassado por Javier Villa. Petrov foi o primeiro dos homens da frente a fazer a paragem obrigatória nas boxes, e quando o líder Sergio Perez parou várias voltas depois, deixando Javier Villa na liderança, saíu atrás do russo.

Os companheiros de equipa Perez e Petrov lutaram durante várias voltas pela posição que em teoria lhes daria a liderança, quando toda a gente parasse nas boxes. Eventualmente Perez passou Petrov e Javier Villa também parou, saíndo atrás destes dois, mas Hulkenberg tardava a ir às boxes. Neste momento o alemão era dos mais rápidos em pista e começou a construir uma grande vantagem sobre todos os outros.

A partir daqui a corrida não teve história. Hulkenberg apenas veio às boxes perto do fim e saíu com 16 segundos de vantagem sobre Pérez, vencendo a corrida. Petrov manteve-se no 3º lugar e o líder do campeonato Kamui Kobayashi for 4º, tendo Javier Villa perdido muitos lugares devido a ter levado uma penalização.

O português Álvaro Parente tinha-se qualificado para a corrida em apenas 13º, mas fez uma boa recuperação no início, fazendo algumas ultrapassagens espectaculares e tendo a certo ponto alcançado o 5º lugar. No entanto, devido a algum problema ou saída de pista, caíu muitos lugares e acabou apenas em 17º.

Resultados:
Pos. Driver Team Tires Time
1 N. Hulkenberg ART Grand Prix 1:10:38.323
2 S. Perez Campos + 13.295
3 V. Petrov Campos + 14.343
4 K. Kobayashi DAMS + 14.746
5 J. d`Ambrosio DAMS + 23.419
6 D. Valsecchi Durango + 33.919
7 E. Mortara Trust Team Arden + 35.214
8 L. Razia Trust Team Arden + 35.341
9 J. Jakes Super Nova International + 41.162
10 F. Crestani Ocean Racing Technology + 43.774
11 D. Nunes Piquet GP + 45.097
12 G. van der Garde iSport International + 47.627
13 J. Villa Super Nova International + 47.827
14 D. Rigon Trident Racing + 1:07.444
15 M. Herck DPR + 1:09.324
16 M. Bonanomi Qi-Meritus.Mahara + 1:20.001
17 A. Parente Qi-Meritus.Mahara + 1:31.986
18 K. Nai Chia Chen FMS International + 2 laps
19 F. Provenzano Trident Racing + 4 laps
20 M. Dalle Stelle Durango + 4 laps
Did not finish
21 G. Ricci DPR + 20 laps
22 Roldan Rodriguez Piquet GP + 25 laps
23 H. Al Fardan iSport International + 34 laps
24 S. Yamamoto ART Grand Prix + 34 laps
25 R. Gonzalez FMS International + 34 laps
26 Y. Buurman Ocean Racing Technology + 34 laps

Fonte: GPUpdate.net

Amanhã é a 2ª corrida, que dá em diferido no Eurosport 2 às 17:00.

Fórmula 1: Hamilton e Vettel separados por um milésimo

O regresso aos testes do campeão mundial Lewis Hamilton correu bem, com o inglês a liderar a tabela de tempos dos carros de 2009 - mas apenas com um milésimo de avanço sobre o alemão Sebastian Vettel em Red Bull.



O Williams de Nakajima também andou perto, a apenas um décimo de Hamilton e Vettel; enquanto que Alonso em frente do seu público de Jerez foi o mais lento do dia de ontem, a 6 décimos do McLaren de Hamilton. No entanto, posso já adiantar que nos testes de hoje o Renault do espanhol tá a ser a surpresa ao andar bem mais veloz do que em todos os dias até agora.

Indiferente a estas lutas, a Toro Rosso continua sempre na frente com o seu carro de 2008, desta vez com o francês Bourdais que regressou às pistas. Recordo que as mudanças de regras para este ano obrigam os novos carros a perder carga aerodinâmica, e até ao momento ainda não parecem rivalizar com os carros antigos.


Tempos de Jerez - Quinta-feira 12 de Fevereiro 2009

Pos Driver Team Time Laps
1. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) 1:18.493 128
2. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:20.737 93
3. Vettel Red Bull-Renault (B) 1:20.738 92
4. Nakajima Williams-Toyota (B) 1:20.898 92
5. Alonso Renault (B) 1:21.307 133



No Bahrain o cenário foi o mesmo do dia anterior: tempestade de areia! As coisas estavam tão más que Ferrari, BMW e Toyota apenas fizeram voltas de instalação, sem qualquer tempo cronometrado. Esta visita ao Bahrain está a ser um desastre muito caro...

Mais logo ponho as novidades dos testes de hoje.