segunda-feira, 23 de março de 2009

rFactor 2: Mais um screenshot

A ISI continua a desenvolver o seu novo jogo que irá servir de sequela ao rFactor, e mostrou ao público mais um novo screenshot, a adicionar aos 5 que haviam sido mostrados anteriormente.



Aparentemente trata-se de um carro de Fórmula 2 dos anos 60, e a pista é a tal versão de 1969 de Spa-Francorchamps que havia aparecido nos screenshots anteriores. Carros dos anos 60, pistas dos anos 60... isto já parece uma espécie de Grand Prix Legends com gráficos actuais. Dificilmente as físicas do jogo irão representar uma grande evolução no realismo da condução como o Grand Prix Legends fez quando foi lançado em 1998 (não que os jogos da ISI sejam maus em termos de físicas), mas ao menos mostra que a ISI está disposta a vender o rFactor 2 com alguns carros "de fábrica" um pouco mais interessantes do que o rFactor tinha.

Também está confirmado que o jogo terá todas as ferramentas de modding que o rFactor tinha. Como se sabe, é isto que fez com que o rFactor tivesse o sucesso que teve, pois a popularidade do jogo deve-se ao enorme número de carros, pistas e utilitários que a comunidade online desenvolveu com estas ferramentas. Outra coisa que está confirmada é um novo sistema para representar lombas, buracos e outras pequenas deformações no asfalto das pistas.

Fonte: VirtualR, o melhor site/blog sobre simuladores de automóveis que conheço actualmente.

Futebol: Melhores golos do fim-de-semana

Ficam aqui os melhores golos deste fim-de-semana dos jogos envolvendo os principais emblemas europeus.

Itália

Começando por mais um grande golo de Zlatan Ibrahimovic, que já nos habituou a momentos destes. Foi na vitória por 3-0 frente à Reggina:



A Juve também venceu, com um excelente resultado de 4-1 no campo da Roma. Mesmo assim José Mourinho mantém o Inter com uma vantagem de 7 pontos, mais que suficiente para vir hoje a Portugal receber um doutoramento "Honoris Causa" sem grandes preocupações sobre o seu trabalho na Serie A.

Inglaterra

Em Inglaterra o Man Utd parece de repente ter entrado numa fase bastante má - boas notícias para o FC Porto que os apanhou no sorteio desta semana da Champions? A equipa de Cristiano Ronaldo perdeu por 2-0 no terreno do Fulham, num jogo em que o avançado húngaro Zoltán Gera marcou de forma acrobática:



Quem aproveitou para se colar à liderança foi o Liverpool, que arrasou o Aston Villa por 5-0. Este golo é mais um exemplar de futebol directo do que outra coisa, mas foi bonito. Assistência do guarda-redes espanhol Reina para o também espanhol Riera:



A equipa mais espanhola da liga inglesa está agora a um ponto do Man Utd (que tem um jogo a mais).

Espanha

No país de origem de Benítez, o Real Madrid foi o primeiro a vencer, colocando pressão sobre o Barcelona. Não sei se classifique este golo do lateral-esquerdo brasileiro Marcelo como um grande golo ou como um frango - é que foi um remate fortíssimo a meio da baliza:



Klaas-Jan Huntelaar marcou mais 2 golos, e o Real venceu o Almería por 3-0. Mas o Barcelona fez ainda melhor: arrasou o Málaga por 6-0, mostrando rasgos de enorme talento individual e colectivo. Comecemos pelo individual de Messi, que continua a ganhar pontos para uma eventual eleição como melhor jogador do mundo no final do ano:



A visão de jogo fenomenal de Andrés Iniesta é apenas mais um dos trunfos do Barça. Golo apontado por Daniel Alves:



Ainda em Espanha, o Villarreal aproveitou a derrota do Atlético de Madrid para ficar um pouco mais tranquilo no 4º lugar. Se o Villarreal-Arsenal é o jogo menos atraente dos quartos-de-final da Champions, pelo menos é seguro que vamos ter bom futebol. Fica aqui um exemplar do melhor que o Villarreal consegue fazer - uma longa troca de bolas dá lugar a um grande pormenor do chileno Matias Fernández, que finaliza para o 2-0 final sobre os bascos do Athletic Bilbao:



Alemanha

E agora uma visita a um campeonato muitas vezes esquecido mas espectacular, o alemão. O líder Hertha de Berlin perdeu e com isto temos uma luta pela liderança sensacional, com 4 equipas separadas por 1 ponto. O Bayern é uma delas, e cumpriu o seu dever vencendo o lanterna-vermelha Karslruher por 1-0. O golo foi apontado pelo pouco conhecido médio argentino José Ernesto Sosa, mas os créditos ficam todos para a estrela francesa Franck Ribéry:



Portugal

Ah, e também houve futebol em Portugal. Ou será que não? É que o Sporting-Benfica, final da Taça da Liga, foi um péssimo jogo de futebol, cheio de pancadaria, e terminou da pior maneira, com um erro de arbitragem que influenciou o jogo, e mais a consequente crucificação do árbitro por parte dos responsáveis do Sporting. Compreendo a frustração de Paulo Bento mas é completamente desnecessária tal reacção... podia aprender uma coisa ou outra com Quique Flores, que apesar de ter tido a sua equipa beneficiada nesta ocasião, já mostrou em outras ocasiões que tem a classe que Paulo Bento não tem para reagir de forma menos incendiadora.

Também houve uma meia-final da Taça de Portugal. O FC Porto venceu naturalmente o Estrela da Amadora por 2-0 e pode encarar a 2ª mão com tranquilidade moderada.

Vídeos - TVGolo