quinta-feira, 26 de março de 2009

Fórmula 1: Previsões para 2009

Resolvi deixar isto para o último momento, para o caso de aparecer novas informações em cima da hora. :) Aqui ficam as minhas previsões para o Campeonato Mundial de 2009, que também servem como introdução às equipas e pilotos que irão entrar em pista.

McLaren-Mercedes





A McLaren terminou 2008 em grande, comemorando o Mundial de Pilotos conquistado por Lewis Hamilton. Mas ao focar todos os seus recursos a desenvolver o carro até ao final da época passada, abriu vulnerabilidades no desenvolvimento do novo carro. O resultado foi uma pré-época de testes catastrófica, em que a McLaren raramente passou dos últimos lugares. Os adeptos prontamente vieram dizer que se tratava apenas dum bluff, mas os responsáveis da McLaren e até o próprio Lewis Hamilton já vieram dizer que não esperam passar do último terço da grelha nem lutar pelos pontos no GP da Austrália.

É claro neste momento que a McLaren está em grandes dificuldades. E numa época em que os testes são banidos, será muito difícil a alguém recuperar terreno - mas se alguém o conseguir, será a McLaren, pois a equipa possui recursos que mais nenhuma equipa tem, como um impressionante simulador de corrida que permite aos seus pilotos fazer verdadeiros testes realistas em frente a uma série de ecrãs...

A minha previsão: Dificuldade em entrar nos pontos no início da época, mas vão recuperar durante o ano até chegarem aos pódios.



Sobre os pilotos: Lewis Hamilton é o campeão do mundo em título, e o ano passado não teve dificuldade nenhuma para bater Kovalainen. Podemos tê-los um pouco mais próximos que o ano passado, mas Hamilton vai ser o mais rápido.

Ferrari





A equipa que mais sucesso alcançou na história da F1, e que vem de 2 Campeonatos do Mundo de Construtores consecutivos, continua em boa forma. Passou a pré-época toda sempre na frente, e graças à sua história recente é uma das maiores favoritas dos adeptos, que a vêem como uma aposta segura.

Um problema pode eventualmente vir de dificuldades em aquecer os pneus, o que os tem afectado nos últimos anos e parece continuar. O outro problema chama-se Brawn GP: os responsáveis da Ferrari estavam convencidos que tinham o melhor carro, mas quando a Brawn entrou em pista perderam essa convicção...

A minha previsão: Candidatos ao título.



Sobre os pilotos: Continua a ser uma das grandes dúvidas da F1. Massa tem ficado mais consistente a cada ano que passa, enquanto Raikkonen claramente sofreu o ano passado com dificuldades para acertar o carro aos Bridgestone com sulcos. Como eu já disse, a Ferrari parece continuar a ter problemas com os pneus, mas Raikkonen já afirmou que prefere o carro deste ano. Aposto nele, com a certeza também de que Massa vai ser um adversário forte.

BMW Sauber





A equipa alemã tem-se mantido low profile como sempre, no entanto mostrando tempos consistentes perto da frente nos testes, numa pré-época muito melhor que a do ano passado. Nos testes do Bahrain pareceram estar bastante perto da Ferrari e da Toyota, e em Espanha as coisas não mudaram.

Sabe-se que a BMW é das equipas que mais gosta de esconder o seu potencial, por isso é bem provável que sejam capazes de mais do que só andar perto da Ferrari e Toyota... Eles têm melhorado constantemente de ano para ano e agora só falta começar a lutar pelo título.

A minha previsão: Candidatos ao título.



Sobre os pilotos: Muita gente achou Kubica o melhor piloto do ano passado, e eu concordo. No entanto este ano a história é diferente. Kubica tem grandes problemas com o novo sistema KERS devido a ser um piloto mais pesado que a média, e Heidfeld, tal como Raikkonen, não gostava dos pneus do ano passado. Aposto no Heidfeld.

Renault





A Renault acabou o ano passado em grande, e eu começo a achar que o esforço que eles fizeram, tal como na McLaren, fez com que dessem menos atenção ao carro de 2009. A pré-época tem sido mediana, com alguns bons dias e outros maus. Não acredito que o carro seja capaz de lutar já pelas vitórias e Alonso também não - embora o espanhol ache que eles são capazes de recuperar muito terreno durante o ano, como fizeram em 2008.

A minha previsão: Candidatos regularmente aos pontos e talvez pódios. Com sorte podem ganhar uma corrida durante o ano.



Sobre os pilotos: Se há equipa onde não há dúvidas é esta. Piquet foi uma grande decepção o ano passado, e embora eu acredite que ele vai melhorar, em algumas situações a sua diferença para o Alonso mediu-se em calendários.

Toyota





A equipa que mais gasta dinheiro e tem menos adeptos, parece que finalmente produziu um bom carro. Tem andado regularmente nos testes ao nível da Ferrari, e olhando para os últimos anos em que as corridas correm-lhes sempre um pouco melhor que os testes, podemos ter aqui um caso sério.

O problema é que a Toyota não tem KERS, e à medida que o ano passa é bem capaz de as outras equipas ganharem tempo com isso conforme desenvolverem o sistema. E a Toyota está envolvida na polémica dos difusores: se eles forem banidos, como é que é?

A minha previsão: Candidatos a pódios no início do ano, possivelmente vitórias, mas vão perder gás durante o ano.



Sobre os pilotos: O experiente Trulli teve alguns problemas com a velocidade de Glock no fim do ano passado, mas ele parece gostar dos slicks. Aposto em Trulli.

Toro Rosso-Ferrari





A Toro Rosso foi a surpresa do ano passado, com uma segunda metade de campeonato sensacional que incluí uma vitória em Monza com Vettel. Mas Vettel foi-se embora, e as coisas parecem ter piorado muito. A Toro Rosso foi a penúltima equipa a entrar em pista com o carro de 2009, o novo chassis Red Bull não parece ser nada de especial, e o motor Ferrari não tem a vantagem que tinha o ano passado.

A minha previsão: Perto do fundo da tabela o ano todo.



Sobre os pilotos: Muita gente não percebe porque é que a Toro Rosso foi buscar o Buemi ao GP2, campeonato em que ele não brilhou particularmente. Eu percebo - porque nos testes do carro de F1 ele tem sido muito rápido. E acho que ele vai ser mais rápido que o Bourdais neste ano de estreia, apesar de pouca gente partilhar da minha opinião.

Red Bull-Renault





A primeira vez que a Red Bull entrou em pista nesta pré-época, causou sensação. Vettel foi o mais rápido e por grande margem. O problema é que isso nunca mais se repetiu, e não há notícias de que eles sejam particularmente impressionantes em condições de corrida, embora alguns julguem que eles vão ser rápidos em qualificação.

Com tamanha revolução nas regras, seria de esperar que o génio de Adrian Newey, o desenhista da Red Bull que já desenhou vários carros que ganharam títulos, resultasse num grande carro para 2009. Mas não parece que isso tenha acontecido.

A minha previsão: Candidatos aos pontos, às vezes.



Sobre os pilotos: Eu até gosto do Mark Webber, e acho que ele é muitas vezes criticado quando não merece. Mas ele partiu uma perna durante a pré-época, e diz-se que isso tem-se notado nos testes. Sem esse handicap, o Vettel já seria um adversário muito difícil, quanto mais assim. Aposto no Vettel.

Williams-Toyota





Outra equipa que começou a pré-época bem, e depois desapareceu, foi a Williams. Só que depois nos últimos 2 dias fizeram umas voltas espectaculares em Jerez. Será que estavam a esconder alguma coisa? É difícil dizer.

A Williams tem um grande problema: falta de dinheiro, o que faz com que todos os anos percam terreno durante o ano enquanto as outras equipas desenvolvem o carro melhor. E também têm um difusor da polémica. Se é banido, coitados...

A minha previsão: Candidatos a pontos no início do ano, mas lá por Setembro andam a brincar aos 15ºs lugares com os Toro Rossos e os Force India.



Sobre os pilotos: O ano passado o Rosberg foi o mais rápido dos 2, mas o Nakajima surpreendeu um bocado porque ficou perto dele. Acho que as coisas vão se manter assim. O mais importante para Frank Williams é que estes 2 rapazes se acalmem um bocado, porque o ano passado voaram muitas peças...

Force India-Mercedes





Uma colaboração nova com a Mercedes, que incluía a integração da parte traseira completa da McLaren no carro, fazia prometer muito, mas os tempos mostram que a única coisa que eles conseguiram foi diminuir a diferença para as outras equipas.

A minha previsão: Últimos.



Sobre os pilotos: O Fisichella foi o melhor o ano passado, mas durante o ano o Sutil foi-se aproximando. Aposto no Sutil.

Brawn-Mercedes





É uma equipa comprada à última da hora, com pintura quase toda branca feita à pressa, e que só entrou em pista na penúltima semana de testes. Mas para surpresa de todos, o carro era o mais rápido em pista! E a certa altura a vantagem deles pareceu ser assustadora... Como é que é possível? Isto não é realmente um carro feito à pressa, mas sim desenvolvido há mais tempo que todos os outros pela toda-poderosa Honda, que abandonou o projecto perto do fim.

Os adeptos de F1 com medo de que eles dominem o campeonato todo podem ficar descansados: a polémica em que estão envolvidos, a falta de planos para desenvolver o KERS, e a falta de dinheiro não vão deixar que eles fiquem na frente por muito tempo. Embora Ross Brawn acredite que sim.

A minha previsão: Os mais rápidos na Austrália, mas vão perder terreno à medida que o ano passa.



Sobre os pilotos: Esta é difícil. Os mais desatentos apostam todos no Button, porque o Barrichello tem aquela fama de "falhado" com que ficou dos anos da Ferrari. Só que nos últimos 2 anos eles têm estado praticamente ao mesmo nível, e o ano passado até foi o Barrichello que marcou mais pontos. Aposto no Barrichello, mas o Button não vai andar longe.

Previsões finais





Eu sei que isto já vai num artigo bastante longo (já tou aqui a escrever há mais de uma hora...), mas ficam só aqui as previsões para a Austrália e para o campeonato ao fim do ano:

GP da Austrália
1º Rubens Barrichello (Brawn)
2º Jenson Button (Brawn)
3º Jarno Trulli (Toyota)

Pela sondagem aqui ao lado, parece que a maior parte das pessoas concordam que a Brawn vai ganhar.

Campeonato
1º Kimi Raikkonen (Ferrari)
2º Nick Heidfeld (BMW Sauber)
3º Felipe Massa (Ferrari)

Fórmula 1: Difusores aprovados... por enquanto

Chega a notícia da Austrália que hoje a Ferrari, a Renault e a BMW protestaram oficialmente os difusores da Brawn, Williams e Toyota, que têm estado envolvidos numa polémica sobre se são ou não legais. No entanto, depois saíram boas notícias para estas 3 últimas equipas - é que os comissários declararam-nos legais, e assim poderão disputar o GP da Austrália à vontade.



Só que esta história ainda não acabou. As equipas que protestaram irão apelar contra a decisão dos comissários, e a decisão do apelo só irá ser conhecida quando o International Court of Appeal da FIA se puder reunir. O problema é que só há tempo para isso acontecer depois do GP da Malásia. Ou seja, vamos ter os 2 primeiros GPs da época sem saber se os resultados vão contar ou não, porque as equipas podem ser desclassificadas depois pelo International Court of Appeal.

Se eu tivesse de arriscar no resultado disto tudo, apostava em que ninguém vai ser desclassificado, mas que os difusores vão ser banidos depois do GP da Malásia.

Agora, ficam aqui mais umas notícias breves da Austrália. A Brawn anunciou o patrocínio do fabricante de roupas Henry Llyod, e há rumores de que a Virgin esteja prestes a entrar também com um patrocínio bastante forte na equipa. Por enquanto, a equipa vai competir com um carro pouco decorado, cuja maior novidade parece ser umas coberturas para as rodas fluorescentes:



Não foi o único sítio que forraram de coletes reflectores, porque fizeram o mesmo ao capacete do Jenson Button:



Entretanto, o Kimi Raikkonen adicionou um item que parece indispensável ao seu novo guarda-roupa: o boné com pala grande.




Parece que enfiou um penico na cabeça.