A associação de equipas de Fórmula 1 (FOTA - Formula One Teams Association) apresentou hoje (ou melhor, ontem, porque já passa da meia-noite), uma série de propostas para alterar ou introduzir novas regras na competição, numa conferência de imprensa hoje em Genebra. Aqui fica a longa lista de alterações e a minha opinião sobre elas:
Alterações técnicas para 2009:
* Aumento para cima de 100% na quilometragem de cada motor (8 motores por piloto por época)
Não sou grande adepto destas ideias de usar um motor para várias corridas, porque assim os pilotos poupam os motores em vez de puxar pelo carro. Mas isto já está em vigor (com menos corridas) e com a actual crise, percebo a ideia.
* Redução no uso de túneis de vento e CFD (dinâmicas de fluido computacionais)
Tudo bem, mas vão andar de computador em computador em tudo o que é edifícios da BMW e da Mercedes a ver se tão a processar alguma coisa para a F1? Parece-me impossível pôr isto em prática.
* Motores disponíveis a 8 milhões de euros por equipa por época
Penso que isto seja uma obrigação por lei de vender baratos os motores a outras equipas - medida um bocado comunista, mas eu percebo que é necessário.
Alterações técnicas para 2010:
* Motores disponíveis a 5 milhões de euros por equipa por época
* Caixas de velocidade disponíveis a 1,5 milhões de euros por equipa por época
Tudo bem, vem na mesma linha da medida anterior.
* Sistema KERS standard (posto a concurso público, com um preço de 1 ou 2 milhões de euros por equipa por época)
Quer dizer, estiveram a gastar um dinheiro absurdo este Inverno a desenvolver cada equipa o seu KERS, para daqui a um ano deitarem-no todos fora e ficarem com um KERS standard?! Ok, vai poupar custos, mas estas mudanças radicais de ideias não fazem sentido nenhum.
* Objectivo de uma redução extra de 50% dos custos com o desenvolvimento da aerodinâmica de 2009
Não percebi muito bem esta, mas ok.
* Número máximo de iterações (homologações) de desenvolvimentos de chassis, corpo do carro e aerodinâmica durante a época
Também não gosto de tudo o que diminua as possibilidades das equipas mais lentas "apanharem" as equipas mais rápidas durante o ano, mas tudo bem, é preciso reduzir custos.
* Proibição de uma grande quantidade de materiais exóticos, metálicos e compostos
Parece-me muito boa ideia.
* Sistemas de telemetria e rádio standards
Boa ideia, pode permitir que os espectadores saibam mais sobre as transmissões via rádio das equipas.
Alterações desportivas - as mais importantes - para 2009:
* Redução do limite de testes (50%)
Ver o que eu disse ali em cima sobre as homologações de chassis.
* Novo sistema de pontuação (12-9-7-5-4-3-2-1), para dar maior diferenciação/recompensa aos vencedores das corridas
Boa medida, embora eu não ache que venha fazer grande diferença. Mas é melhor que o sistema actual, e melhor que o sistema das "medalhas" que o Bernie Ecclestone queria.
* Quantidade de combustível no início da corrida, especificações de pneus e dados sobre os reabastecimentos, tornados públicos
Boa ideia - se fosse no fim da corrida. A única lógica do sistema de qualificação actual, em que o top 10 de pilotos faz as voltas com níveis de combustível diferentes, é trazer mais incerteza para a corrida. Sabendo-se desde início quem está pesado e quem está leve na grelha, torna-se tudo mais previsível e aborrecido de ver.
Alterações desportivas - as mais importantes - para 2010:
* Recomendação de um novo formato de qualificação
Por amor de Deus, chega de mexerem na qualificação! Só nestes últimos anos já devemos ter tido uns 6 formatos diferentes. O formato actual é óptimo, o sistema de eliminações faz com que a sessão seja interessante do início ao fim, dá mérito a quem é rápido, e baralha a grelha um pouco sem ser injusto. Quando é que eles vão perceber que o problema da F1 não está nos Sábados mas sim nos Domingos e na organização fora dos fins-de-semana de corrida?
* Novas oportunidades radicais para ganhar pontos (ex: 1 ponto no campeonato de construtores para quem fizer a paragem nas boxes mais rápida da corrida)
Isto é uma completa estupidez. A Fórmula 1 é um desporto para ver quem é o carro mais rápido na pista, não é um circo em que os mecânicos são os palhaços. O que é que vem a seguir, um ponto para a equipa que der a volta ao circuito mais rápida com o camião que transporta a tralha toda?
* Ainda maiores reduções nos testes (4 testes na pré-época de 4 dias com um único carro, mais um shakedown com um único carro)
Ver o que escrevi antes sobre testes.
* Redução da duração das corridas (250km ou um máximo de 1 hora e 40 minutos)
As corridas tão bem como tão agora, e historicamente elas até costumavam durar mais tempo. Acho uma medida desesperada para cortar custos e que não vale a pena, já que é cortar tempo de TV em que entra dinheiro da exposição dos patrocinadores. Má ideia e provavelmente a pior de todas as medidas anunciadas.
Alterações comerciais para 2009:
* Mais dados apresentados à comunicação social
* Explorar meios pelos quais a acção da F1 pode ser apresentada de forma mais informativa e dinâmica, usados em desportos como o ténis e o cricket, para melhorar a relação com o público
* Nomear um porta-voz para a TV das equipas durante a corrida
* Melhorar a experiência do consumidor nos sites das equipas e da FOTA
* Sessões de autógrafos de presença obrigatória dos pilotos durante os fins-de-semana de corrida
Boas medidas.
Alterações comerciais para 2010:
* Melhorar a experiência do consumidor nas transmissões de TV
Será que é desta que temos F1 em alta definição? Ou será que se referem ao que aparece no ecrã durante as corridas? O Autosport inglês mostrou uma série de esboços que se referem a isso:
Conclusão:
As equipas parecem estar a fazer um esforço desesperado para cortar os custos devido à crise, e grande parte destas medidas parecem-me boas ou inevitáveis. No entanto, no meio de tanta coisa, tinha de haver más notícias. Acho que reduzir o tempo das corridas é um erro para além de irritar os adeptos de F1, e andar a mexer na qualificação outra vez é absurdo. Dar pontos às paragens nas boxes é andar a gozar com quem vê a F1 como um desporto e não como um circo. Às vezes parece que esta gente está completamente desfasada da realidade, apesar de ser gente inteligentíssima que tem a responsabilidade de gerir equipas para algumas das maiores empresas do mundo.
Mesmo assim, se isto tudo for em frente parece-me melhor que muitas das ideias dos homens que verdadeiramente gerem a F1: Max Mosley e Bernie Ecclestone.