terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Fórmula 1: Fotos curiosas dos testes de hoje

A McLaren utilizou tinta verde para analisar melhor a aerodinâmica do carro (o objectivo é ver aonde é que a tinta vai com o vento!):



E o Sebastien Vettel, quando o Red Bull teve problemas mecânicos, teve de saltar fora do carro com medo de ser electrocutado pelo sistema KERS, novidade da F1 este ano:



Fonte: Atlas F1

Fórmula 1: Red Bull e Toyota mais rápidos nos testes de hoje

As várias equipas de fórmula 1 estiveram hoje divididas entre dois locais a efectuar testes aos novos carros: McLaren, Renault, Williams, Red Bull e Toro Rosso estiveram em Jerez de la Frontera, em Espanha; enquanto Ferrari, BMW Sauber e Toyota pagaram muito mais para se deslocarem ao Bahrain, em busca de melhores condições climatéricas. Ironicamente, estas equipas perderam 2 horas de trabalho porque o nevoeiro invadiu o circuito! Mas em Jerez também caíu alguma chuva.



O novo Red Bull tinha o seu primeiro teste contra outras equipas na pista, e deu-se logo bem com o cronómetro, já que Sebastian Vettel foi o mais rápido de todos os carros de 2009 em pista. No entanto, o carro voltou a demonstrar problemas de fiabilidade tal como ontem. Atrás do alemão, ficaram Hulkenberg com o Williams, Kovalainen com o McLaren e, em último, Piquet com o Renault a já alguma distância apesar de também ter tido problemas e ter feito poucas voltas. A Renault já havia tido maus resultados nos primeiros testes em Portimão, e este Inverno continua mau para a equipa.

À frente de todos, continuou Sebastien Buemi com o Toro Rosso do ano passado, como sempre rodando muito mais rápido que os carros novos.


Tempos de Jerez - dia 1 - Terça-feira 10 de Fevereiro 2009

Pos Driver Team Time Laps
1. Buemi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:19.660 104
2. Vettel Red Bull-Renault (B) 1:22.177 61
3. Hulkenberg Williams-Toyota (B) 1:22.443 82
4. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) 1:22.643 58
5. Piquet Renault (B) 1:23.313 35



No Bahrain, Glock manteve as boas indicações que a Toyota tinha dado nos testes de Portimão pondo o seu carro no 1º lugar, mas notou-se um grande equilíbrio com o Toyota de Glock, a Ferrari de Massa e o BMW de Kubica todos dentro de 2 décimos de segundo.


Tempos do Bahrain - dia 1 - Terça-feira 10 de Fevereiro 2009

Pos Driver Team Time Laps
1. Glock Toyota (B) 1:33.501 82
2. Massa Ferrari (B) 1:33.615 98
3. Kubica BMW-Sauber (B) 1:33.702 95

Como sempre, convêm ter calma a olhar para estes tempos, porque isto ainda são testes, as equipas rodam com níveis de combustível e condições diferentes, e as voltas mais rápidas do dia dizem pouco sobre o desempenho do carro. Não é raro ver os tempos a variarem bastante de testes para testes, ou dos testes para as corridas a sério.

O trabalho para todas estas equipas prossegue em Jerez e no Bahrain durante o resto da semana.

Fontes: Autosport inglês, GPUpdate

Fórmula 1: Comparação entre os novos carros

Fica aqui uma comparação de perfil e de frente entre os novos carros de Fórmula 1 para 2009. O objectivo do autor era perceber exactamente quais as diferenças de dimensões entre os carros, como por exemplo a diferença entre eixos, a posição do piloto e a colocação da asa dianteira. Não sei até que ponto esta análise é fiável, mas de qualquer maneira é interessante:





A Red Bull não divulgou uma foto de frente do seu carro com um ângulo parecido, por isso não se encontra na 2ª comparação. Mas como curiosidade, aqui fica uma foto lado-a-lado na pista entre o Toro Rosso do ano passado (carro quase 100% idêntico ao Red Bull do ano passado) com o RB5, tirada hoje nos testes que decorrem em Jerez de la Frontera:



Fonte: Pitlane Fanatic - obrigado ao Stren do TA pela dica.

Calheta: Baile do Enterro do Osso dia 28

O baile de Carnaval do "Enterro do Osso" este ano é outra vez no Mercado Abastecedor dos Prazeres, no dia 28 deste mês. O pessoal da JSD, que organiza o baile, tem andado atarefado a fazer publicidade deste evento, ao ponto de me mandarem um mail de 8 megas com um cartaz em super-alta-resolução (obrigado Sérgio ):



Os DJs são o Sil e o Sérgio Soares. Não posso dizer que me agradem muito, aliás a última vez que fui ver o Sérgio Soares acabei por ficar a noite toda fora da pista de dança. Mas o Enterro do Osso é sempre uma noite porreira.

Fórmula 1: USF1, uma nova equipa americana?

Durante as últimas semanas, surgiram rumores de que uma nova equipa de F1 possa surgir nos Estados Unidos. Agora as informações parecem ser cada vez mais sólidas, com os nomes de Ken Anderson (antigo funcionário de equipas de F1 nos anos 80) e de Peter Windsor (antigo manager da Williams, e comentador de F1 na SpeedTV) como os responsáveis pelo projecto. Ken Anderson confirmou até que neste momento se encontra à procura de instalações para a equipa em Charlotte, cidade do estado da Carolina do Norte.



Uma mais-valia desta possível equipa é o facto de Ken Anderson ser um dos donos de um dos túneis de vento mais avançados do mundo, também na Carolina do Norte, em Windshear. No entanto, ficam ainda muitas dúvidas em relação a se este projecto é economicamente possível, devido à crise financeira mundial; à dificuldade de arranjar patrocinadores nuns Estados Unidos pouco interessados na Fórmula 1, especialmente agora que o país ficou sem a prova no circuito de Indianápolis; e as despesas extra de transportes que uma equipa baseada na América teria comparada com todas as outras equipas que estão baseadas na Europa.

Diz-se que o plano é aproveitar as novas medidas de cortes de custos propostas pela Federação Internacional de Automobilismo, que pretendem descer o orçamento das equipas de F1 para volta de 65 milhões de dólares por ano (actualmente as estimativas andam nos 300-500 milhões para as equipas de topo). Além disso, o problema das despesas de transportes podia ser diminuído com uma colaboração com a equipa basca Epsilon Euskadi, que compete nas provas de resistência de protótipos, e tem sede em Bilbau, Espanha.

Este projecto continua a soar bastante optimista, mas espero que se concretize pois a Fórmula 1 precisa urgentemente de novas equipas. Com o abandono da Honda (e a falta de notícias sobre alguém que queira pegar no que sobrou da Honda) a grelha deste ano pode vir a ter apenas 18 carros, o que seria o menor número de carros desde há algumas décadas. E outras equipas ameaçam também abandonar a competição.

Fontes: Autosport inglês, Grandprix.com

GP2 Ásia: Manobra suicida

Enquanto o campeonato asiático do GP2 não regressa (é este fim de semana a próxima prova, no Qatar), fica aqui um vídeo da última prova no Bahrain. O venezuelano Rodolfo González, estreante na categoria, levou demasiado a peito os ataques de Sakon Yamamoto pelo seu "valioso" 16º lugar, e resolveu varrer a pista de lado a lado, sem se importar com o japonês.



O incrível é que nem os comissários lhe deram uma penalização (não há notícia sequer de um aviso oficial!), nem o Yamamoto lhe pregou duas bofetadas como o menino Rodolfo merecia.

Pelo menos esta época ainda não aconteceu nenhuma confusão nas últimas voltas, como no ano passado em que houve corridas que a bandeira de xadrez foi mostrada uma volta antes do fim, ou pior, corridas em que pilotos iam se matando uns aos outros em luta por posição quando a corrida já tinha terminado e a bandeira não tinha sido mostrada. É o que acontece nestes circuitos em países pouco habituados a competições de alto nível, que ficam a cargo de organizações inexperientes.

MotoGP: Nicky Hayden com problemas de adaptação à Ducati

Os primeiros testes do norte-americano Nicky Hayden com a nova equipa e nova moto da Ducati, não lhe têm corrido muito bem. Tal como os outros dois antigos campeões do mundo que passaram pela equipa, Loris Capirossi e Marco Melandri (ambos campeões das 250cc), o vencedor do MotoGP de 2006 tem tido grandes dificuldades em acompanhar o ritmo do australiano Casey Stoner. Os testes têm decorrido no traçado malaio de Sepang, e o melhor que Hayden conseguiu até ao momento foi se chegar a 1,5 segundos de Stoner. Até o jovem Mika Kallio com a Ducati privada da equipa Pramac conseguiu ser mais veloz.



O australiano foi o mais rápido nos últimos 2 dias de testes, e declarou que tal era "um sonho" para ele, dado que ainda se encontra a recuperar de uma operação ao pulso e ainda tem algumas dores. Resta saber se os problemas físicos lhe irão atrapalhar a vida durante a época, ou se ao recuperar deles encontrará ainda mais velocidade na Ducati, podendo assim repetir a vitória no campeonato que alcançou em 2007.

Quem não se encontra preocupado com os tempos de Stoner é Valentino Rossi, que apesar de não ter liderado a tabela de tempos em nenhum dos dias de testes em Sepang, tem regularmente aparecido nos 3 primeiros. Para além da Yamaha de Rossi, outra moto em evidência tem sido a nova Suzuki, sobretudo nas mãos de Loris Capirossi, que tem marcado tempos de volta de topo. Será que temos uma luta a 3 neste ano de MotoGP?

Tempos de Sepang - dia 1 - Quinta-feira 5 de Fevereiro 2009
Pos Rider Bike Time Laps
1. Loris Capirossi Suzuki 2:01.869 37
2. Casey Stoner Ducati 2:02.038 + 0.169 34
3. Valentino Rossi Yamaha 2:02.324 + 0.455 31
4. Chris Vermeulen Suzuki 2:02.803 + 0.934 55
5. Toni Elias Honda 2:02.886 + 1.017 52
6. Andrea Dovizioso Honda 2:03.088 + 1.219 50
7. Colin Edwards Yamaha 2:03.254 + 1.385 34
8. Dani Pedrosa Honda 2:03.312 + 1.443 44
9. Sete Gibernau Ducati 2:03.750 + 1.881 54
10. Jorge Lorenzo Yamaha 2:03.894 + 2.025 61
11. Nicky Hayden Ducati 2:04.002 + 2.133 60
12. Alex De Angelis Honda 2:04.396 + 2.527 53
13. Mika Kallio Ducati 2:04.405 + 2.536 60
14. James Toseland Yamaha 2:04.502 + 2.633 34
15. Randy De Puniet Honda 2:04.882 + 3.013 61
16. Norihiko Fujiwara Yamaha 2:05.024 + 3.155 47
17. Yuki Takahashi Honda 2:05.098 + 3.229 73
18. Wataru Yoshikawa Yamaha 2:05.140 + 3.271 44
19. Niccolo Canepa Ducati 2:05.270 + 3.401 45

Tempos de Sepang - dia 2 - Sexta-feira 6 de Fevereiro 2009
Pos Rider Bike Time Laps
1. Casey Stoner Ducati 2:01.483 29
2. Loris Capirossi Suzuki 2:01.555 + 0.072 45
3. Valentino Rossi Yamaha 2:01.626 + 0.143 40
4. Dani Pedrosa Honda 2:01.860 + 0.377 51
5. Chris Vermeulen Suzuki 2:02.086 + 0.603 52
6. Toni Elias Honda 2:02.232 + 0.749 51
7. Colin Edwards Yamaha 2:02.241 + 0.758 37
8. Andrea Dovizioso Honda 2:02.434 + 0.951 44
9. Nicky Hayden Ducati 2:03.034 + 1.551 58
10. Jorge Lorenzo Yamaha 2:03.056 + 1.573 51
11. Sete Gibernau Ducati 2:03.308 + 1.825 40
12. Alex De Angelis Honda 2:03.518 + 2.035 40
13. Mika Kallio Ducati 2:03.774 + 2.291 55
14. Niccolo Canepa Ducati 2:04.021 + 2.538 45
15. Norihiko Fujiwara Yamaha 2:04.312 + 2.829 36
16. Yuki Takahashi Honda 2:04.332 + 2.849 65
17. Randy De Puniet Honda 2:04.507 + 3.024 48
18. Wataru Yoshikawa Yamaha 2:04.536 + 3.053 50
19. James Toseland Yamaha 2:04.597 + 3.114 36

Tempos de Sepang - dia 3 - Sábado 7 de Fevereiro 2009
Pos Rider Bike Time Laps
1. Casey Stoner Ducati 2:01.043 38
2. Valentino Rossi Yamaha 2:01.137 + 0.094 43
3. Loris Capirossi Suzuki 2:01.262 + 0.219 60
4. Colin Edwards Yamaha 2:01.413 + 0.370 22
5. Toni Elias Honda 2:01.560 + 0.517 43
6. Chris Vermeulen Suzuki 2:01.666 + 0.623 48
7. Jorge Lorenzo Yamaha 2:01.907 + 0.864 61
8. Andrea Dovizioso Honda 2:01.955 + 0.912 54
9. Mika Kallio Ducati 2:02.386 + 1.343 61
10. Nicky Hayden Ducati 2:02.497 + 1.454 62
11. Alex De Angelis Honda 2:02.523 + 1.480 32
12. Sete Gibernau Ducati 2:02.727 + 1.684 42
13. Randy De Puniet Honda 2:03.418 + 2.375 50
14. Yuki Takahashi Honda 2:03.474 + 2.431 58
15. Niccolo Canepa Ducati 2:03.901 + 2.858 41
16. James Toseland Yamaha 2:03.953 + 2.910 36
17. Norihiko Fujiwara Yamaha 2:04.328 + 3.285 38
18. Wataru Yoshikawa Yamaha 2:04.614 + 3.571 33

Como se sabe, a Eurosport perdeu os direitos de transmissão desta categoria, e em Portugal o MotoGP passa do sinal de cabo aberto para o canal pago SportTV. É uma pena, pois a modalidade arrisca-se assim a perder adeptos no nosso país. O mesmo aconteceu com a Fórmula 1 em 2007, mas nesse caso as transmissões da SportTV vieram trazer uma grande melhoria de qualidade em relação à RTP. O MotoGP pode ficar a perder mais que a Fórmula 1 ficou, já que a Eurosport fazia uma cobertura bastante extensiva e com comentários bastante bons, tanto em português como em inglês.

Fonte: Autosport inglês

Fórmula 1: Empregada de limpeza de Webber parte perna

Depois de Mark Webber ter partido uma perna na pré-época num evento de angariação de fundos, ao se envolver num acidente de bicicleta contra um automóvel, agora foi a vez da sua... empregada de limpeza. O mais estranho deste incidente foi a culpa do mesmo ser do cão de Webber, que derrubou a pobre senhora. O cão tinha já agendada uma operação para ser castrado, e se calhar não estava muito contente com a ideia...



Entretanto, o primeiro dia de testes do novo Red Bull RB5 em Jerez de La Frontera não correu muito bem, com problemas de caixa de velocidade a impedirem que Sebastian Vettel fizesse muitas voltas ao volante do novo monolugar. Webber deverá estar pronto para os primeiros testes ainda esta semana, após um processo de recuperação das lesões que está a correr de forma bastante acelerada, e que tem envolvido tratamentos invulgares como se submeter a câmaras criogénicas com temperaturas abaixo de zero durante vários minutos.

Fontes: Reuters, Autosport inglês