terça-feira, 10 de março de 2009

Fórmula 1: McLaren telecomandado

Estão explicados os maus tempos da McLaren nos testes de Inverno - em vez de trabalharem a tentar melhorar o carro, passam o tempo a brincar com ele:



Serve como boa manobra publicitária com o vídeo a se espalhar pela net. :)

Fórmula 1: Raikkonen o mais rápido de hoje

Kimi Raikkonen imitou hoje o que Nick Heidfeld fez ontem, pois liderou a tabela de tempos de Barcelona com algum à vontade e um tempo semelhante ao de Heidfeld ontem. A Ferrari no entanto não fez muitas voltas (apenas 55), devido a um problema com o arrefecimento do KERS.



Kazuki Nakajima no Williams foi o 2º, a 6 décimos de Raikkonen. No entanto, o carro parou em pista logo após a volta rápida do japonês. Isto é pura especulação mas parece-me que pode ter sido por falta de combustível, o que indicaria que esta volta de 1:20.9 seja mesmo o máximo que a Williams tem para dar. Barrichello no Brawn GP foi 3º com um tempo de volta semelhante, confirmando o bom momento da nova equipa britânica.

Alonso hoje ficou pelos últimos lugares, assim como Kovalainen no McLaren, o que já começa a ser habitual. A Toro Rosso teve muitos problemas com a suspensão frontal do seu novo carro hoje, e fez apenas 14 voltas cronometradas com Bourdais, mais 6 voltas interrompidas com Buemi.

Tempos:
Pos Driver Team Time Laps
1. Raikkonen Ferrari (B) 1:20.314 55
2. Nakajima Williams-Toyota (B) 1:20.907 66
3. Barrichello Brawn-Mercedes (B) 1:20.966 111
4. Trulli Toyota (B) 1:21.182 121
5. Webber Red Bull-Renault (B) 1:21.347 66
6. Heidfeld BMW-Sauber (B) 1:21.615 127
7. Sutil Force India-Mercedes (B) 1:21.834 82
8. Alonso Renault (B) 1:21.937 111
9. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) 1:21.991 88
10. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) 1:23.039 14
11. Buemi Toro Rosso-Ferrari (B) no time 6

Música: o dub techno de Moritz van Oswald e Mark Ernestus

Já conhecia a música de Moritz van Oswald há algum tempo, mas só ontem é que reparei na sua página do Discogs que as músicas de Maurizio, Basic Channel e Rhythm & Sound eram todas dele - todas em colaboração com Mark Ernestus (discogs). Como fã de todos estes artistas (que eu julgava que fossem pessoas distintas...) não podia deixar de escrever aqui um artigo.



Esta dupla especializou-se num único género: o dub techno. Hipnótico, abstracto, minimalista, e muito, muito refinado nas frequências mais baixas do espectro audível humano. Em caso algum esta música deverá ser julgada em colunas que não consigam reproduzir o som fielmente - a música de Moritz e Mark não foi produzida para colunas de computadores portáteis. Aliás, os próprios vídeos do Youtube que se seguem também não são o ideal...

Comecemos pelas músicas lançadas sobre o nome Maurizio. Este "Domina", de 1993, é talvez a faixa mais famosa:



Outra das minhas favoritas de Maurizio é o lado B do vinil "M-6", lançado em 1996, com um excelente ritmo marcado por uma bassline excepcional:



Passando à música um pouco mais relaxada e abstracta de Basic Channel. Este "Quadrant Dub I" foi primeiro lançado em 1994, com a duração algo exagerada de 20 minutos. Apresento-vos um edit de 6 minutos:



Alguns anos depois, foi a vez da música de Rhythm & Sound - trazendo influências do reggae e adicionando vocais ao dub techno. O resultado é fantástico. Este "Never Tell You", com vocais de Tikiman, foi primeiro lançado em 1996. Desculpem o vídeo do Youtube que parece ser cortado de algum CD misturado, mas o vídeo com a faixa completa tinha o embed desactivado.



E este "Jah Rule" é de 2001, também com vocais de Tikiman:



Outra boa faixa, desta feita instrumental - "See Mi Version (Basic Reshape)", de 2006:



Para finalizar este artigo, deixo-vos com uma faixa a solo de Moritz van Oswald, "Watamu Beach Rework", de 2008:



Mais de 15 anos depois, eles continuam a fazer techno de altíssima qualidade...

Sobre o blog: Mudança de layout

Ontem resolvi mudar outra vez o layout do blog, por achar que o formato e o esquema de cores não tornava as mensagens muito legíveis. O esquema agora é o "Rounders", existente por defeito na plataforma Blogger. Só tem um problema - a coluna do meio é exageradamente estreita. Tentei aumentar o tamanho, mas originava uma série de problemas. Pode haver mais algumas experiências nos próximos dias...

Para a história, aqui fica um screenshot do blog com o layout antigo: