segunda-feira, 16 de março de 2009

Fórmula 1: Alonso rouba 1º lugar no fim

Eu já estava aqui a pensar nalgum título para este artigo que envolvesse a palavra "humilhação", porque durante a maior parte do dia a velocidade da Brawn foi quase humilhante para as outras equipas. Mas mesmo no fim do dia Fernando Alonso surpreendeu e roubou o 1º lugar do dia de testes a Barrichello por menos de um décimo de segundo.



O tempo de 1:18.3, bem inferior à anterior melhor volta nesta pista de Jerez este ano, efectuada por Vettel no Red Bull (1:19.0), demonstra que a Renault afinal tinha estado a esconder qualquer coisa. No entanto, eu acho que as estrelas do dia voltaram a ser Barrichello e Button. É que a volta de Alonso foi mesmo no fim e num stint de 2 voltas. A volta de Barrichello, praticamente igual, foi num stint de 7 voltas. E durante o dia em stints médios/longos a Brawn foi sempre cerca de um segundo por volta mais rápida que a Renault...

No entanto o carro de Ross Brawn sofreu hoje um pequeno contratempo porque hoje parou uma vez em pista, algo que tem sido muito raro. Lewis Hamilton estreou uma série de peças novas no seu McLaren que permitiram um tempo razoável de 1:19.5, mas não tão impressionante quanto o que se espera do campeão do mundo. Quem continua longe das manchetes é a Williams, e Rosberg foi último.

Tempos de hoje:
Pos Driver Team Time Laps
1. Alonso Renault (B) 1:18.343 103
2. Barrichello Brawn-Mercedes (B) 1:18.398 62
3. Button Brawn-Mercedes (B) 1:18.892 12
4. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:19.513 85
5. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:19.783 123

Futebol: Ligas europeias este fim de semana

Inglaterra

A grande história deste fim de semana foi a derrota em casa do líder Man Utd frente ao Liverpool por 4-1. O Manchester ainda começou a vencer com golo de penalty de Cristiano Ronaldo, mas o Liverpool deu a volta ainda na primeira parte, e confirmou na segunda. Este grande golo de livre de Fábio Aurélio, após um lance em que Vidic foi expulso, acabou com o jogo:



Mas não foi o último grande golo da tarde. Dossena fixou o resultado final com um chapéu a Van Der Sar:



O Chelsea aproveitou para também se aproximar do Man Utd, vencendo os seus rivais de Manchester (o City), por 1-0, graças a um pontapé enroscado de Essien. De qualquer forma o Man Utd ainda lidera confortavelmente com 5 pontos de vantagem e um jogo a menos em relação a ambos Chelsea e Liverpool. Já o Arsenal arrasou o Blackburn por 4-0 e encostou ao Aston Villa no 4º lugar, bem longe das equipas da frente. Arshavin foi a estrela do jogo e marcou 2 vezes, uma delas numa grande jogada individual (primeiro golo do vídeo):



Classificação:
1. Man Utd 65 (-1 jogo)
2. Chelsea 61
3. Liverpool 61
4. Arsenal 52
5. Aston Villa 52

Itália

Num jogo geralmente aborrecido, José Mourinho mesmo assim conseguiu ser expulso do banco. O Inter venceu a Fiorentina por 2-0, ambos os golos por Zlatan Ibrahimovic. O 2º foi marcado ao minuto 94 mas é grande candidato a golo da jornada. Tiro fantástico do avançado sueco:



Os maiores adversários do Inter golearam. A Juve bateu o Bologna por 4-1, e o Milan foi a Siena vencer por 5-1.

Classificação:
1. Inter 66
2. Juventus 59
3. Milan 54
4. Genoa 48
5. Roma 46

Espanha

Em Espanha, também tudo na mesma no topo da classificação. O Barça foi a Almería vencer por 0-2, com 2 golos do jovem Bojan Krkic; enquanto o Real foi a Bilbau vencer o Athletic local com o resultado gordo de 2-5. O Sevilla, isolado no 3º lugar, perdeu terreno ao empatar a 2 em Málaga.

Finalmente, num jogo animado entre 2 equipas que lutam pela presença na próxima edição da Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid recompôs-se da eliminação da prova pelo FC Porto e bateu o Villarreal por 3-2.

Classificação:
1. Barcelona 66
2. Real Madrid 60
3. Sevilla 51
4. Villarreal 45
5. Atlético Madrid 43

Outras ligas

Houve muita emoção neste fim-de-semana em França. O Lyon perdeu em casa com o Auxerre por 2-0 e arriscou-se a perder também a liderança para o PSG. Mas o Marseille estragou os planos e foi a Paris vencer por 3-1, colocando-se assim também na luta pelo campeonato. O Lyon lidera com 53 pontos, mais um que PSG e Marseille, mais 3 que Bordeaux. Poderemos ter este ano o fim do domínio da equipa de Lyon, que foi campeã nos últimos 7 anos.

Futebol: 22ª jornada da Liga Sagres

Benfica 0-1 Vitória de Guimarães

Nesta jornada o destaque principal vai certamente para a derrota em casa do Benfica com o Vitória de Guimarães. Num jogo em que os encarnados atacaram mais, bastou uma falha de concentração para Roberto marcar o único golo do jogo num contra-ataque aos 66 minutos. O Benfica que era assim o principal adversário do FC Porto na luta pelo título, caíu para o 3º lugar atrás do Sporting e está a 5 pontos dos líderes.

Sporting 2-0 Rio Ave

O Sporting demonstrou alguma capacidade de recuperação mental após a pesadíssima derrota por 7-1 com o Bayern, e derrotou o Rio Ave por 2-0. Moutinho marcou o primeiro golo do jogo num remate seco à entrada da àrea, e Rochemback fechou o resultado em cima do intervalo, num livre directo em que o guarda-redes Márcio Paiva não ficou bem na fotografia. Na 2ª parte os de Vila do Conde ainda tentaram recuperar da desvantagem, apesar de jogarem com 10 após expulsão de Bruno Mendes, mas não o conseguiram.



FC Porto 2-0 Naval

O FC Porto foi o último dos 3 grandes a entrar em campo, no Domingo. Jesualdo Ferreira tinha dito que "era mais difícil ganhar à Naval que ao Atlético", mas o FC Porto fez uma exibição bastante convincente, faltando apenas alguma eficácia na finalização. Apesar de Hulk e Fernando estarem indisponíveis por castigo, os seus substitutos argentinos Mariano González e Andrés Madrid foram uma agradável surpresa pois fizeram boas exibições. Aliás, este Mariano que temos visto nos últimos jogos tem-se mostrado infinitamente mais eficaz que em qualquer período desde a sua chegada a Portugal. Contra a Naval, apontou o primeiro golo, e fez o passe para este toque de classe de Lucho González que significou o 2-0 final:



Outros jogos

A outra surpresa desta jornada, a par com a derrota do Benfica em casa, foi a goleada de 4-0 do Paços ao Leixões. A equipa de José Mota parece estar a se desmoronar após um início de campeonato brilhante, e já perdeu o comboio dos líderes. Espectaculares foram os 2 primeiros golos do jogo: o primeiro (de André Pinto) foi de bicicleta, e o segundo (de Ricardo) foi de calcanhar.





Quem também se afastou dos líderes foi o Braga, com mais um empate (a 1 em casa com a Académica); enquanto que na luta pela manutenção o Setúbal foi arrancar 3 preciosos pontos à Trofa. A jornada completa-se hoje com o derbi madeirense entre Nacional e Marítimo na Choupana - particularmente importante na luta pelos lugares europeus.

Resultados:
Trofense 0-1 V. Setúbal
Sp. Braga 1-1 Académica
Belenenses 2-2 Est. Amadora
Benfica 0-1 V. Guimarães
FC Porto 2-0 Naval
P. Ferreira 4-0 Leixões
Sporting 2-0 Rio Ave
Nacional - Marítimo (por disputar)

Classificação:
1. FC Porto 48
2. Sporting 44
3. Benfica 43
4. Sp. Braga 37
5. Nacional 35 (-1 jogo)
6. Leixões 35
7. Marítimo 33 (-1 jogo)
8. V. Guimarães 30
9. E. Amadora 27
10. Académica 25
11. Naval 23
12. P. Ferreira 22
13. V. Setúbal 22
14. Trofense 18
15. Belenenses 17
16. Rio Ave 17

Futebol: O pior mergulho de sempre

O norueguês Morten Gamst Pedersen mostra como é que NÃO se deve tentar cavar um penalty. Foi este fim de semana contra o Arsenal, num jogo em que o Blackburn perdeu por 4-0:



Agora que o João Vieira Pinto não joga à bola, podia tirar um tempinho para ensinar aqui o nosso amigo Pedersen...