domingo, 29 de março de 2009

Fórmula 1: Trulli penalizado, Hamilton no pódio

Bem, no pódio mesmo não, que agora eles já devem estar a desmontar aquilo. Mas confirma-se que os comissários deram mesmo penalização ao Jarno Trulli por ultrapassar atrás do Safety Car. A penalização é de 25 segundos, o que põe Trulli em último. Lewis Hamilton sobe para 3º, e todos os outros pilotos também sobem uma posição, trazendo também Sebastien Bourdais da Toro Rosso até aos pontos. A Toyota já apelou desta decisão.



Outra penalização foi para o Sebastian Vettel, por causa do acidente com Kubica. Vai descer 10 lugares na grelha no GP da Malásia. Eu estive a ver de novo o vídeo do acidente e realmente agora parece-me que a culpa é mais do Vettel que do que o Kubica, mas mesmo assim é um bocado exagerada a penalização. A Red Bull foi também multada em 50 mil dólares por deixá-lo na pista em apenas 3 rodas, o que não é muito seguro.

E claro, os resultados continuam todos pendentes da polémica dos difusores. Se as equipas que têm difusores polémicos forem desclassificadas, Hamilton vence a corrida. Não acredito que isto aconteça, mas o resultado só se sabe depois do GP da Malásia.

Fórmula 1: Button leva Brawn a vitória na estreia

Valeu a pena ter-me levantado antes das 7 da manhã. A primeira corrida de F1 do ano foi espectacular, e terminou com um resultado histórico: Jenson Button levou a Brawn GP à vitória na corrida de estreia da equipa sobre este nome, algo que não acontecia desde que a Walter Wolf Racing conseguiu a mesma proeza em 1977. E a Brawn conseguiu algo ainda melhor: também levou o seu segundo carro, pilotado por Rubens Barrichello, ao segundo lugar.



A largada

A corrida começou logo com drama na largada. Rubens Barrichello quase deixou o seu Brawn ir abaixo e perdeu muitos lugares. E na primeira curva, envolveu-se num acidente em cadeia. Primeiro pensou-se que a culpa fosse do brasileiro, mas na realidade tudo começou com Kovalainen: deu um toque em Barrichello, que por sua vez acertou em Webber, que acertou em Heidfeld. Estes 2 últimos tiveram de ir às boxes e nunca mais recuperaram durante a corrida (provavelmente com danos nos carros?!), o finlandês desistiu e Barrichello surpreendentemente manteve-se em pista.



Na primeira volta Jenson Button abriu logo uma enorme vantagem sobre todos os outros, e parecia que o seu Brawn estava lançado para uma vitória facílima. Todos os carros em pista continuaram a perder tempo para o inglês àquele ritmo excepto um: Sebastien Vettel. O seu Red Bull foi a grande surpresa da primeira parte da corrida, ao conseguir se manter constantemente a 5 segundos do líder. Sabia-se que Vettel estava várias voltas mais pesado que Button, por isso dificilmente lutaria pela vitória, mas mesmo assim mostrou muito mais velocidade que o esperado. O próximo grupo de carros, composto pelos Williams, Ferraris e pelo BMW de Kubica, estava já a uma enorme diferença de 30 segundos.

O primeiro safety car

Dois factores baralharam a corrida. O primeiro foi um Safety Car causado por um acidente do Williams de Nakajima, deitando fora as excelentes possibilidades que tinha para conseguir um bom resultado. Foi um acidente familiar porque a mesma coisa já me aconteceu montes de vezes exactamente naquela curva, quando jogo em Melbourne no Grand Prix 4 ou no rFactor. Posso confirmar que é 100% azelhice do piloto. :)

A direcção de corrida demorou um tempo enorme a mandar sair o Safety Car, o que foi muito estranho. Pareceu quase que esperaram primeiro que o líder Button parasse nas boxes então para o fazer - o que beneficiou imenso o inglês que caso contrário perderia muitos lugares. Eu não sou muito de teorias da conspiração, mas não vi razão lógica para a demora! Com o Safety Car, os 30 segundos de vantagem de Button e Vettel sobre o 3º desapareceram.

Mau composto de pneus baralha tudo

O segundo factor que baralhou muito as contas foi o enorme desgaste que todas as equipas tiveram com os pneus moles. Recordo que ainda é obrigatório usar os 2 compostos de pneus durante a corrida, e isto significou que todos os carros mais cedo ou mais tarde tiveram de andar em pista com pneus péssimos. O engraçado é que os comentadores da SportTV passaram a corrida toda sem se aperceberem deste problema. Ainda bem que vejo as corridas com o portátil ao lado para ver o Live Timing e alguns comentários na net - é que eu penso que a maior parte das pessoas que viram a corrida na TV em Portugal, desligaram-na no fim sem terem percebido nada da corrida para além de que uma equipa nova ganhou.

Em parte a culpa é da própria F1. Numa corrida destas, havia tanto pormenor de estratégia e de tecnologias novas, que era impossível explicar tudo o que se passou durante a corrida em linguagem normal. Mas parece-me que o José Miguel Barros, apesar de ser ainda um excelente comentador de estúdio, já não tem idade para fazer directos. O coitado do Pedro Petiz é piloto e não comentador...

De volta aos pneus. Os Ferraris e o BMW de Kubica optaram pelos moles no início da corrida, e o que aconteceu foi que começaram muito rápidos mas após algumas voltas perderam tanta performance, que tiveram de ir às boxes trocá-los ainda antes da paragem normal prevista para pneus e combustível. Os Ferraris desistiram durante a corrida, porque Raikkonen foi ao muro e Massa teve problemas mecânicos, mas Kubica beneficiou imenso disto: porque no final da corrida todos os outros eram obrigados a usar os pneus moles e Kubica já os tinha usado.

Um final espectacular

Após o primeiro Safety Car, Button tinha aberto de novo alguma vantagem para Vettel, mas perdeu-a com uma paragem final nas boxes que foi muito lenta. Atrás destes 2 que rodavam perto, Kubica estava a ganhar cada vez mais terreno à medida que os pneus moles de Button e Vettel cediam. O polaco tentou ultrapassar Vettel a 4 voltas do fim, mas tudo terminou em desastre. Os dois colidiram entre si, num acidente em que me pareceu ambos terem culpa repartida; e na curva seguinte ambos foram ao muro, devido aos danos no carro causados pelo 1º acidente. O Safety Car entrou em pista de novo e só saíu na última curva da última volta, sem tempo para mais nenhuma alteração.


(vídeo tirado do F1 Fanatic)

Este acidente roubou uma vitória quase certa a Kubica, que tinha tempo suficiente para ultrapassar um Button cada vez mais lento. Para a Brawn foi um presente caído do céu, porque Barrichello, que esteve muito discreto devido aos danos que sofreu no acidente da primeira volta, subiu para 2º. Outra equipa que beneficiou muito foi a Toyota. Trulli e Glock tinham largado das boxes, mas fizeram uma corrida regular e acabaram em 3º e 5º respectivamente.

No entanto, tinha de haver uma polémica. Trulli saíu de pista durante o último Safety Car, e Hamilton que estava em 4º, ultrapassou-o. Trulli depois voltou a ultrapassá-lo atrás do Safety Car e a McLaren já protestou oficialmente, pedindo uma penalização ao italiano.

Rosberg foi o azarado da corrida, porque perdeu muitos lugares com uma paragem nas boxes péssima e depois um final de corrida em que teve demasiado tempo com os pneus moles. Acabou em 7º atrás de Alonso no Renault. Buemi conseguiu um excelente 8º lugar que lhe deu um ponto na sua corrida de estreia na F1.

Classificação final:

(imagem tirada do Blog do Capelli)

Piloto do dia: Lewis Hamilton. Fez um excelente início de corrida com os pneus moles, e depois manteve-se calmo e longe da confusão até conseguir um 4º lugar com um McLaren, que sinceramente, é uma merda. Boas prestações hoje também do vencedor Button, de Trulli, Rosberg e Buemi.

Decepções do dia: Kimi Raikkonen e Kazuki Nakajima, ambos deitaram fora bons resultados com acidentes.