domingo, 15 de março de 2009

Fórmula 1: Brawn também é rápida em Jerez

As equipas Brawn GP, Renault e Williams estiveram hoje em pista em Jerez de la Frontera, para o início da última semana de testes antes do campeonato de F1 de 2009. Rubens Barrichello continuou o bom momento de forma da Brawn GP, liderando a tabela de tempos do dia confortavelmente.



O tempo de 1:19.2 de Barrichello é particularmente impressionante quando comparado com o melhor tempo conseguido há umas semanas atrás nesta pista, 1:19.0 de Vettel numa simulação de qualificação. Para o primeiro dia da semana, não é nada mau.

Os outros dois carros em pista ficaram um pouco mais longe. Fernando Alonso fez com que a Renault perdesse a manhã pois despistou-se e causou danos ao seu monolugar. O piloto de testes na Williams Nico Hulkenberg ficou a 13 milésimos de conseguir entrar no segundo 19. Nem Alonso nem Hulkenberg ficaram minimamente perto do número de voltas efectuadas por Barrichello, com a Brawn mais uma vez a demonstrar uma fiabilidade impressionante.

Aqui ficam algumas fotos e um vídeo da saída de pista de Alonso (que eu fui buscar ao fórum TBK Light). Nada de muito espectacular, mas pronto:





A McLaren supostamente devia ter testado hoje, mas vão começar só amanhã e depois vão prolongar os seus testes por mais um dia que as restantes equipas (vão andar sozinhos na Quinta enquanto as outras equipas despedem-se dos testes de Inverno na Quarta).

Tempos de hoje:
Pos Driver Team Time Laps
1. Barrichello Brawn-Mercedes (B) 1:19.236 107
2. Alonso Renault (B) 1:19.819 40
3. Hulkenberg Williams-Toyota (B) 1:20.013 69

WRC: 50ª de Loeb enquanto o azar chega a Armindo

Enquanto o francês Sebastien Loeb entrava para a história ao ser o primeiro piloto a chegar às 50 vitórias em ralis do Campeonato do Mundo, o português Armindo Araújo terminava o Rali do Chipre com um sentimento de frustração. O seu Mitsubishi teve problemas com a caixa de velocidades no último dia e foi ultrapassado pelo Skoda de Patrick Sandell na Produção, não permitindo assim que o português marcasse a sua primeira vitória na Produção num rali do Mundial.



Mesmo assim Araújo conseguiu manter o 2º lugar já que o terceiro classificado do agrupamento, Nasser Al-Attiyah, teve alguns problemas de sobreaquecimento com o seu Subaru, e o português somou assim mais alguns pontos preciosos para o campeonato.

Na geral, atrás de Loeb o Ford de Hirvonen mostrou bom andamento neste último dia, ganhando duas das três especiais e aproximando-se do francês. Hirvonen diz que "nós (a Ford) somos agora definitivamente mais rápidos em piso de terra, por isso esperamos ir à luta pela vitória no Rally de Portugal." Boas notícias para os adeptos que esperam um rali animado no Algarve, que é já agora no início de Abril.

Sensacional foi o rali protagonizado por Peter Solberg. O norueguês levou um desactualizado Citroen Xsara WRC ao pódio, o que deve ter sido um pouco embaraçoso para Dani Sordo, que com o C4 da equipa oficial acabou o rali no 4º posto. A justificação do espanhol foi de que abrandou para garantir que somava pontos para o Mundial de construtores, já que Solberg não estando inscrito não roubava quaisquer pontos à equipa oficial da Citroen.

Quem não teve muita sorte foi o promissor Sebastien Ogier, da equipa júnior da Citroen. Ele estava envolvido numa luta animada pelo 5º lugar com Matthew Wilson da Stobart Ford; e com Wilson endiabrado na última especial, na qual conseguiu o melhor tempo a par com Latvala, Ogier arriscou ao máximo. Acabou por ter um acidente e abandonar a 200 metros do fim do rali! Serviu como consolação para Armindo Araújo, que assim subiu aos 10 primeiros à geral.

Classificação final:
Pos Driver Car Time
1. Sebastien Loeb Citroen 4h50:34.7
2. Mikko Hirvonen Ford + 27.2
3. Petter Solberg Citroen + 1:49.4
4. Dani Sordo Citroen + 2:26.3
5. Matthew Wilson Ford + 6:41.0
6. Conrad Rautenbach Citroen + 11:11.9
7. Federico Villagra Ford + 13:18.5
8. Khalid Al Qassimi Ford + 13:44.1
9. Patrik Sandell Skoda + 19:36.6
10. Armindo Araujo Mitsubishi + 19:54.9

Tecnologias: O sexto sentido do MIT

Só mais um videozito antes de eu ir dormir, porque isto já é tarde. O MIT anda a investigar novas tecnologias que nos possam dar um "sexto sentido" com melhor acesso rápido a todo o tipo de informação, e este vídeo mostra uma apresentação impressionante com a solução desenvolvida por um estudante da instituição. Basicamente trata-se de um projector portátil e de uma série de sensores nos dedos, que permitem ao utilizador projectar informação em qualquer tipo de superfície (até nas próprias mãos!) e interagir com essa informação. A apresentação mostra uma série de aplicações práticas possíveis para este dispositivo:



De realçar a afirmação de que este dispositivo poderia ser desenvolvido actualmente por apenas 350 dólares - provavelmente menos no futuro.

Tecnologias: Demonstração do SSD

Aqui fica mais um vídeo de marketing viral - desta vez sobre informática. A Samsung demonstra o que se consegue ao ligar 24 discos SSD conjuntamente via RAID:



Muito provavelmente esta será uma tecnologia da qual iremos disfrutar no futuro...

WRC: Armindo mantêm 16 segundos de vantagem

À entrada para o último dia de prova, o Armindo Araújo continua a liderar na Produção o Rally do Chipre. Perdeu algum tempo no início do dia, mas depois o Patrick Sandell enganou-se na estrada numa classificativa, e o Armindo ganhou assim alguns preciosos segundos a ele, mantendo-se com 16 segundos de vantagem. Ah, e na geral, o líder é aquele que vocês sabem.



Por acaso a estrela do dia desta vez não foi sido o Sebastien Loeb, mas sim o Petter Solberg que com um velhinho Xsara WRC tem subido lugares e até ganhou 2 especiais no fim do dia de hoje. Mikko Hirvonen no Ford tem também recuperado lugares e ultrapassou Dani Sordo da Citroen passando para o 2º lugar. Já o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala não teve tanta sorte, pois teve um acidente após ter começado o dia bem com uma vitória numa especial. Como resultado, Latvala caíu para baixo dos 15 primeiros.

Amanhã na etapa final temos apenas 3 especiais, mas uma delas é a mais longa do rally, com 40 quilómetros. Espera-se a confirmação da vitória de Loeb, enquanto o Armindo Araújo terá de suar mais um bocado para manter o 1º lugar à frente do Sandell, mas mesmo assim também é o favorito.

Classificação geral após a 2ª etapa de hoje:
Pos Driver Car Time
1. Sebastien Loeb Citroen 3h33:43.8
2. Mikko Hirvonen Ford + 49.8
3. Dani Sordo Citroen + 1:36.0
4. Petter Solberg Citroen + 1:51.9
5. Matthew Wilson Ford + 5:13.7
6. Sebastien Ogier Citroen + 5:42.8
7. Evgeny Novikov Citroen + 6:22.8
8. Conrad Rautenbach Citroen + 7:23.5
9. Federico Villagra Ford + 9:00.9
10. Khalid Al Qassimi Ford + 9:29.6

GP2: Di Grassi mantém-se na frente em Paul Ricard

Já foi sexta-feira, mas ainda não tinha tido oportunidade de escrever sobre isto aqui. O Lucas Di Grassi, piloto da equipa recentemente renomeada Fat Burner Racing Engineering, manteve-se na frente dos testes do GP2 em Paul Ricard, à frente de um grupo composto por Petrov (Addax), Zuber (FMS) e Maldonado (ART), todos a apenas um décimo de segundo do brasileiro.



O brasileiro, que vai para a sua 4ª época no GP2, continua assim a marcar as suas credenciais como um dos grandes candidatos ao título este ano. Quem também esteve em bom plano foi o Álvaro Parente, que fez o 7º tempo do dia e desta vez não foi desclassificado. Para uma equipa em re-estruturação, cuja forma antiga (a BCN) era a única equipa que nunca tinha ganho uma corrida no GP2, os tempos parecem ser até bastante bons. Aliás do que eu me recordo dos testes de GP2 do Álvaro em anos anteriores, nunca foi costume ele fazer grandes tempos. Será que é este ano, com esta equipa, que ele vai acertar? O Sportmotores têm algumas declarações do director da equipa Dave Ward, que acha que a Ocean está no bom caminho.

Aqui fica a tabela de tempos de sexta. Nota: eles cada dia têm usado uma versão diferente do circuito de Paul Ricard (que como se sabe, têm inúmeras configurações), por isso não vale a pena comparar tempos de um dia para o outro.

Tempos:
Pos Driver Team Time
1. Lucas di Grassi Racing Engineering 1:09.536
2. Vitaly Petrov Campos 1:09.658
3. Andreas Zuber Fisichella 1:09.663
4. Pastor Maldonado ART 1:09.691
5. Javier Villa Super Nova 1:09.875
6. Alberto Valerio Piquet 1:09.920
7. Alvaro Parente Ocean 1:09.941
8. Kamui Kobayashi DAMS 1:09.968
9. Nico Hulkenberg ART 1:09.980
10. Dani Clos Racing Engineering 1:09.981
11. Michael Herck DPR 1:09.982
12. Luca Filippi Super Nova 1:10.054
13. Jerome d'Ambrosio DAMS 1:10.054
14. Romain Grosjean Campos 1:10.080
15. Edoardo Mortara Arden 1:10.195
16. Sergio Perez Arden 1:10.204
17. Davide Valsecchi Durango 1:10.235
18. Davide Rigon Trident 1:10.257
19. Karun Chandhok Ocean 1:10.274
20. Giedo van der Garde iSport 1:10.419
21. Diego Nunes iSport 1:10.553
22. Hamad Al Fardan Trident 1:10.612
23. Giacomo Ricci DPR 1:10.732
24. Luiz Razia Fisichella 1:10.749
25. Nelson Panciatici Durango 1:10.861
26. Roldan Rodriguez Piquet 1:10.864

A iSport e a Arden têm andado sempre pelo fundo da tabela, o que é um bocado estranho mesmo considerando que estão a correr com 3 estreantes e um piloto com pouco estatuto. Mas se é difícil ler alguma coisa dos resultados dos testes da F1, do GP2 é ainda mais.

Sobre o blog: Blog atinge as 1000 visitas

Esta semana o blog atingiu as 1000 visitas. O meu muito obrigado às... praí 2 pessoas que acompanham isto regularmente, e aos 300 gajos que chegaram aqui pesquisando por cenas estúpidas no Google.

Pormenor insignificante: provavelmente 500 das visitas são minhas.