terça-feira, 24 de março de 2009

GP2: Parente hoje na frente

Ena, parece que o Álvaro está a encontrar mesmo a afinação ideal no carro. Se ontem tinha ficado em segundo, hoje conseguiu bater o Lucas di Grassi por 32 milésimos e foi o mais rápido do dia de testes do GP2 em Barcelona.



Note-se os patrocínios da TMN, da Soccerade e do Autódromo do Algarve no carro da Ocean. Está a ficar mais preenchido. :) O Karun Chandhok também conseguiu o 6º tempo hoje, o que mostra que a Ocean está a conseguir ter progressos extremamente positivos. É certo que a tabela de melhores tempos dos testes mostra pouco, mas depois de hoje estou muito mais optimista em relação à época desta equipa portuguesa.

Também em destaque esteve o Davide Valsecchi com um 3º tempo, o italiano continua a fazer progressos que têm sido visíveis desde que ele primeiro chegou ao GP2 (e desde que ele esteve na mira dos portugueses quando foi companheiro de equipa do Albuquerque nas WSR). Também hoje tivemos o regresso de um iSport aos primeiros lugares, cujo afastamento dos lugares de topo já começava a ser muito estranho - Van Der Garde foi o 5º. De resto, os nomes do costume (ART, DAMS...) povoaram o topo da tabela. Apenas Grosjean tem estado algo discreto, 12º hoje.

O Ricardo Teixeira desta vez não ficou a 4 segundos do último, só a 1.6 segundos. Já é um começo!

Tempos do dia:
Pos Driver Team Time Laps
1. Alvaro Parente Ocean Racing Technology 1:26.948 23
2. Lucas Di Grassi Racing Engineering 1:26.980 +0.032 31
3. Davide Valsecchi Durango 1:27.101 +0.153 19
4. Nico Hulkenberg ART Grand Prix 1:27.116 +0.168 30
5. Giedo Van der Garde iSport International 1:27.269 +0.321 20
6. Karun Chandhok Ocean Racing Technology 1:27.309 +0.361 36
7. Dani Clos Racing Engineering 1:27.350 +0.402 22
8. Pastor Maldonado ART Grand Prix 1:27.394 +0.446 31
9. Jerome D Ambrosio Dams 1:27.407 +0.459 23
10. Luca Filippi Super Nova Racing 1:27.534 +0.586 32
11. Kamui Kobayashi Dams 1:27.553 +0.605 30
12. Romain Grosjean Barwa Campos Team 1:27.634 +0.686 27
13. Roldan Rodriguez Piquet GP 1:27.686 +0.738 23
14. Edoardo Mortara Telmex Arden International 1:27.686 +0.738 27
15. Javier Villa Super Nova Racing 1:27.744 +0.796 31
16. Andreas Zuber FMS International 1:27.823 +0.875 22
17. Vitaly Petrov Barwa Campos Team 1:27.828 +0.880 29
18. Diego Nunes iSport International 1:27.858 +0.910 31
19. James Jakes DPR 1:28.043 +1.095 26
20. Michael Herck DPR 1:28.158 +1.210 19
21. Nelson Panciatici Durango 1:28.184 +1.236 32
22. Sergio Perez Telmex Arden International 1:28.223 +1.275 28
23. Davide Rigon Trident Racing 1:28.513 +1.565 37
24. Luiz Luiz Razia FMS International 1:29.098 +2.150 32
25. Alberto Valerio Piquet GP 1:29.222 +2.274 19
26. Ricardo Teixeira Trident Racing 1:30.893 +3.945 24

Amanhã os carros vão para a pista outra vez, e então vão todos para casa.

Fórmula 1: Polémicas, polémicas e mais polémicas

Depois de nos últimos dias ter havido uma confusão de todo o tamanho com a alteração do sistema de pontos em cima da 1ª corrida do ano, e depois o retorno ao sistema de pontos antigos, eis que a Fórmula 1 consegue atingir novos níveis de peixeirada nunca antes vistos. Esta semana, temos não uma, mas duas polémicas novas.

Os difusores



A primeira até era previsível. Eu não percebo quase nada da mecânica dos carros, por isso vamos lá ver se eu não me espalho a tentar explicar isto: com as regras de 2009, foram proibidas a colocação de uma série de peças aerodinâmicas nos carros, e foram alteradas as dimensões máximas de outras, com o objectivo de facilitar as ultrapassagens. Uma das peças que foi limitada pelas regras foi o difusor, colocado na traseira dos carros.

O problema é que as regras da F1 são tão complexas que abrem brechas que podem ser exploradas pelas equipas, e foi isso que algumas fizeram. Construíram difusores mais complexos que supostamente deviam ser permitidos, aproveitando a ambiguidade das regras. Dizia-se durante a pré-época que as 3 equipas que estavam nesta situação eram a Brawn, a Toyota e a Williams. Como se sabe, a Brawn em particular tem estado numa forma fantástica, e isso incomoda muita gente...

Agora um dos responsáveis da Red Bull, Helmut Marko, veio a público dizer que o desenho do difusor da Brawn é ilegal, que há 7 equipas que concordam que é ilegal, que o sistema beneficia o carro em pelo menos 5 décimos de segundo por volta, e que irá submeter um protesto aos comissários da FIA esta Quinta-Feira se alguém for para a pista com estes difusores. Espera-se uma grande novela este fim-de-semana sobre isto, e a legalidade ou não destes difusores pode interferir na decisão da vitória na corrida e na discussão pelo Campeonato Mundial.

Bernie Ecclestone, o Padrinho da F1



A segunda polémica é um pouco mais surreal. Bernie Ecclestone, o patrão dos assuntos comerciais da F1, veio revelar a público que recentemente o Flavio Briatore (patrão da Renault F1) e o Ron Dennis (ex-patrão da McLaren) entraram pelo seu gabinete a exigir pagamentos em atraso e a ameaçar boicotar o Grande Prémio da Austrália, caso ele não passasse imediatamente um cheque com o valor em dívida.

Bernie não cedeu, e supostamente respondeu dando ordem para cancelar os aviões que levavam todo o material para a Austrália. No final, as equipas acabaram por mandar os seus carros à mesma e não se julga que Bernie tenha pago o dinheiro. Bernie acaba as suas declarações à imprensa com uma ameaça às equipas que mais parece saída dos Sopranos ou dum filme do Padrinho: "Se eles vêm aqui ao meu escritório com uma pistola e me apontam à cabeça, eles que tenham a puta da certeza de que conseguem puxar o gatilho. E eles que também tenham a certeza que têm balas porque, se falharem, terão de ter cuidado."

Mas que é isto? Esta gente julga que são mafiosos? Já não chega de manobras políticas todas as semanas na imprensa com polémicas novas? Talvez eles pensam que criando polémicas, a F1 comece a atrair o interesse das pessoas (um pouco como as más arbitragens geram discussão sobre o futebol). O problema é que as pessoas que não seguem a F1 de perto não têm tempo nem paciência de sequer perceber metade das polémicas e das regras novas que estes senhores inventam a cada 5 segundos; e quem é adepto de F1 já está completamente farto de política, quer é saber dos carros.

Quem perde é mais uma vez o desporto.

GP2: Parente surpreende nos testes

Isto já foi ontem, mas eu estava meio distraído e não reparei nas notícias. O GP2 está esta semana em Barcelona em mais uma semana de testes. O piloto que liderou a tabela de tempos ao fim do dia foi mais uma vez o brasileiro Lucas di Grassi, mas o Álvaro Parente surpreendeu imenso fazendo o melhor tempo da manhã e o 2º da tarde. Para quem era suposto estar na pior equipa do pelotão, não está nada mau...



É preciso recordar que esta é uma pista em que o Álvaro se dá particularmente bem, já que foi aqui que ele conseguiu a sua única vitória em corridas o ano passado. Mesmo assim são excelentes indicadores para a equipa do Tiago Monteiro, que teve o outro piloto Karun Chandhok em 13º lugar. Como aparte diga-se também que o Álvaro renovou o acordo com a Delta Cafés, que era o seu patrocinador.

Destaque para a presença de outro piloto português (embora ele corra com a nacionalidade angolana), o Ricardo Teixeira, que testou pela Trident. Este Ricardo, que é famoso por já estar há uma data de anos na Fórmula 3 inglesa sem resultados nenhuns que se mostre, conseguiu a proeza de ficar em último lugar nestes testes, a mais de 4 segundos do penúltimo (!!!). Claramente não é nenhum Schumacher, mas ao menos vai-se divertindo à grande com estes brinquedos cheios de potência.

Tempos ao fim do dia de ontem:
Pos Driver Team Time
1. Lucas di Grassi Racing Engineering 1:27.471
2. Alvaro Parente Ocean 1:27.733
3. Jerome d'Ambrosio DAMS 1:27.854
4. Vitaly Petrov Campos 1:27.897
5. Pastor Maldonado ART 1:27.936
6. Nico Hulkenberg ART 1:27.973
7. Javier Villa Super Nova 1:28.036
8. Davide Valsecchi Durango 1:28.077
9. Roldan Rodriguez Piquet 1:28.123
10. Kamui Kobayashi DAMS 1:28.159
11. Luca Filippi Super Nova 1:28.200
12. Alberto Valerio Piquet 1:28.435
13. Karun Chandhok Ocean 1:28.474
14. Edoardo Mortara Arden 1:28.566
15. Diego Nunes iSport 1:28.608
16. Sergio Perez Arden 1:28.627
17. Dani Clos Racing Engineering 1:28.675
18. Andreas Zuber Fisichella 1:28.790
19. Giedo van der Garde iSport 1:28.806
20. Michael Herck DPR 1:28.850
21. Romain Grosjean Campos 1:28.910
22. Nelson Panciatici Durango 1:28.925
23. Davide Rigon Trident 1:29.761
24. Luiz Razia Fisichella 1:29.805
25. James Jakes DPR 1:30.088
26. Ricardo Teixeira Trident 1:34.105

Penso que mais uma hora ou duas e temos notícias do que se passou hoje em Barcelona.

Fórmula 1: Uma volta a Melbourne com Rosberg

Eu estava a pensar escrever aqui alguns artigos a introduzir o Mundial de F1, que começa este fim-de-semana, e um deles era a apresentar a pista de Melbourne, com uma volta onboard no rFactor ou qualquer coisa do género. O GPUpdate.net e o Nico Rosberg pouparam-me o trabalho, já que fizeram um vídeo que serve para o efeito.

O vídeo tem a particularidade de dar ao Nico o exercício um tanto quanto estúpido de desenhar a pista de olhos fechados. Logicamente que o desenho dele acabou por se assimilar mais a um prato de esparguete que ao traçado de Albert Park. :)

Como o vídeo tá numa resolução demasiado grande para pôr aqui no blog, podem usar este link para chegar lá.