domingo, 1 de março de 2009

Sobre o blog: Mês de Fevereiro

Comecei isto no início do mês passado (o arquivo diz que foi dia 8), como mais uma coisa para ir passando o tempo já que estou desempregado - se conhecerem alguém que precise dum engenheiro informático aqui na Madeira, que faça o favor de me informar. Pûs logo ali um contador do StatCounter para me ir dizendo quantas pessoas é que liam isto aqui (até ao momento o blog tem 672 visitas), e logo reparei que aquilo dá mais uma série de informações: de onde é que vêm os visitantes, de que país, que palavras pesquisam no Google para vir bater aqui, etc etc.

Sem surpresas, o país que mais visita o blog é Portugal com 83% dos visitantes. Do Brasil apenas 2,8%, dos Estados Unidos 2,4%, e depois mais uma grande lista de países com números insignificantes. A maior parte desse pessoal vem do botãozinho ali em cima que diz "Blog seguinte", mas também grande parte vêm do Google, sobretudo os portugueses.

A análise de que pesquisas no Google é que vêm bater ao blog é que é interessante. Com o CMPortugal a ter fechado por vários meses, muita gente têm pesquisado por "cmportugal", e como eu escrevi um artigo a falar disso, mais de 70 pessoas visitaram esse artigo através do Google. Outro tema que foi popular este mês foi o baile do Enterro do Osso, que foi ontem à noite.

E depois há aquelas pesquisas que não têm nada a ver, que acabam por vir bater aqui. Um meio-analfabeto chegou cá pesquisando por "resultados dos textes das iquipas de formula 1". Outro pesquisando por "jogo de faser onene" (o quê???). E houve um que pesquisou por "onde passa futebol braga". Passa na SportTV. Finalmente há os masoquistas. Um queria ver o "sporting humilhado", e outro queria um "jogo de manobras suicidas".

Quando ao futuro do blog, vai depender do que der na cabeça. Por enquanto, não tenho nada para fazer e vou enchendo isto de artigos. Um dia que estiver mais ocupado, não sei.

Fórmula 1: Vettel domina 1º dia de testes em Jerez

Não é normal eu saber dum teste de Fórmula 1 pela Bola, mas foi o que aconteceu hoje, já que para surpresa minha foram 8 equipas testar num Domingo para Jerez de La Frontera. Mas, como sempre em todas as notícias relacionadas com automobilismo em jornais desportivos generalistas portugueses como A Bola, eles tinham de meter os pés pelas mãos: os tempos e o número de voltas na notícia deles estão errados.



Quanto ao que aconteceu em pista, Sebastian Vettel e o seu Red Bull fizeram a melhor volta do dia, com uma surpreendente enorme vantagem de 1,3 segundos sobre Felipe Massa com um Ferrari. Muito estranho, será que a Red Bull fez uma volta de qualificação e os outros todos não? O piloto de testes Kamui Kobayashi voltou a deixar boa impressão da Toyota, conseguindo o 3º tempo; a Force India estreou-se nestes testes conjuntos este ano com um relativamente bom 6º tempo de Fisichella (mas apenas 31 voltas); a Renault, com Piquet ao volante, continua muito mal tendo feito o pior tempo de todos; e também fico com ideia de que a McLaren não está na sua melhor forma, tendo feito o penúltimo tempo com De La Rosa.

Tempos: (de uma fonte credível, o autosport inglês)
Pos Driver Team Time Laps
1. Vettel Red Bull (B) 1:19.055 87
2. Massa Ferrari (B) 1:20.330 63
3. Kobayashi Toyota (B) 1:20.699 79
4. Rosberg Williams (B) 1:21.171 71
5. Kubica BMW Sauber (B) 1:21.292 47
6. Fisichella Force India (B) 1:21.584 31
7. de la Rosa McLaren (B) 1:21.831 94
8. Piquet Renault (B) 1:22.011 52

Por curiosidade, aqui ficam os tempos da Bola:

1.º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1m19s055 (32 voltas)
2.º Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1m20s664 (37)
3.º Kamui Kobayashi (JAP/Toyota), 1m21s384 (31)
4.º Nico Rosberg (ALE/Williams), 1m21s418 (22)
5.º Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1m22s266 (18)
6.º Pedro de la Rosa (ESP/McLaren), 1m22s511 (22)
7.º Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1m22s648 (7)
8.º Robert Kubica (POL/BMW), 1m22s748 (7)

Provavelmente pegaram nos tempos à hora do almoço e pensaram que eram já os tempos do fim do dia.

Futebol: Derby desiludiu

A grande pergunta ontem antes do FC Porto-Sporting era como é que o Sporting iria reagir após a pesadíssima derrota contra o Bayern - se iria entrar em campo com falta de confiança, ou a tentar reagir com garra contra as adversidades. A resposta certa é que entraram com garra: distribuíndo porrada o jogo todo. E o FC Porto respondeu da mesma forma.



Foi mais um encontro de kung-fu do que futebol, e parece ter sido quase um milagre que tenham acabado 11 contra 11. A primeira parte teve tantas interrupções que o árbitro deu mais de 5 minutos de descontos. O Sporting teve as oportunidades mais perigosas, especialmente um cabeceamento de Liédson ao poste, enquanto o FC Porto teve mais tempo a atacar. No final, o resultado de 0-0 espelha exactamente o que se passou durante o jogo: o espectáculo foi zero.

Ante-ontem, o Benfica venceu o Leixões por 2-1. Foi necessário o defesa Elvis do Leixões meter a bola na própria baliza para os encarnados (sem riscas) inaugurarem o marcador. O Benfica criou mais perigo, e eventualmente Nuno Gomes aumentou para 2-0 na segunda parte. No entanto, mais uma vez o Benfica terminou um jogo a sofrer para aguentar a vantagem, já que Rodrigo Silva reduziu para 2-1 e o Leixões terminou o jogo a pressionar fortemente para conseguir o empate. No fim, uma grande confusão com os dois treinadores exaltados a trocarem bocas, e uma demora incompreensível para se apresentar alguém na sala do "flash interview". Coisas do nosso lindo futebol.

Foto - UOL Esporte