quarta-feira, 18 de março de 2009

Fórmula 1: McLaren mostra as suas credenciais

Após uma temporada inteira de testes em que esteve muito discreta, finalmente a McLaren impressionou hoje em Jerez. Heikki Kovalainen levou o carro a uma volta de 1:18.2, perto das melhores marcas da semana.



Isto demonstra que a McLaren melhorou de facto com todas as novidades introduzidas recentemente no carro, e que não estão tão longe da frente como se pensava. Mesmo assim, há que ter em conta que estão lá há mais dias a afinar o carro, num circuito cujas condições estão sempre a mudar (estará a ficar cada vez mais rápido?!). De qualquer forma fica aqui uma comparação entre as melhores voltas da semana, que eu julgo terem sido todas efectuadas com pouco combustível:

Button (Brawn GP) 1:17.844 - Terça-feira
Rosberg (Williams) 1:18.071 - Terça-feira
Kovalainen (McLaren) 1:18.202 - Quarta-feira
Alonso (Renault) 1:18.343 - Segunda-feira
Piquet Jr (Renault) 1:18.382 - Terça-feira
Barrichello (Brawn GP) 1:18.398 - Segunda-feira

Entretanto, diz-se que a Renault é a primeira equipa que anunciou a utilização do sistema KERS para o GP da Austrália (não tenho fonte credível para isto, apenas rumores de fórums). Há que ter uma coisa em conta que eu acho que muita gente se está a esquecer: o sistema KERS provavelmente irá beneficiar quem o usar mais em qualificação do que em corrida, porque em corrida adiciona um problema de distribuição de peso no carro, que por sua vez faz com que os pneus se desgastem mais. Em qualificação o desgaste dos pneus não é um problema.

Agora se olharmos a estes tempos, a Renault provavelmente estava a testar o KERS para a Austrália, há relatos de que a McLaren estava a usar o KERS hoje, e possivelmente a Williams também estaria a testá-lo quando Rosberg fez a sua volta. A Brawn não usa o KERS nem tem planos para o usar. Já em stints mais longos nota-se uma vantagem bem mais acentuada da Brawn: eu apostaria numa Brawn bem mais dominadora em corrida que em qualificação, em relação a este trio de equipas.

De volta aos testes de hoje, o outro piloto hoje em pista foi Nakajima no Williams que claramente não andou à procura de tempos em condições de qualificação: ficou-se pelo segundo 20. Amanhã termina este último teste de Jerez, e começa então a contagem decrescente para o Grande Prémio da Austrália...

Tempos:
Pos Driver Team Time Laps
1. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) 1:18.202 85
2. Nakajima Williams-Toyota (B) 1:20.023 103