Foi apresentado hoje no circuito britânico de Brands Hatch o novo carro que irá ser utilizado na temporada de estreia da Fórmula 2, construído pela Williams:
Para perceber o que é exactamente esta Fórmula 2 é necessário perceber o contexto histórico em que se insere: originalmente existia o campeonato europeu de F2 como o último passo da maior parte dos pilotos e equipas antes da F1, sendo uma competição em que as equipas construíam os seus próprios carros segundo regulamentos que faziam com que fossem um pouco mais lentos que os carros de F1. Em 1985, a Fórmula 2 sofreu alterações significativas no regulamento, e passou a chamar-se de Fórmula 3000. Em 2005, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 foi extinto, substituído por um campeonato chamado de GP2. Este novo campeonato ficou marcado sobretudo pela obrigatoriedade de todas as equipas utilizarem o mesmo carro, construído pela Dallara e com motores Renault. Tanto a antiga F2, como a F3000 como o GP2 foram sempre o último passo da maior parte dos pilotos antes da F1.
Em 2009 começa uma nova Fórmula 2, só que esta não vem substituir directamente o GP2, que continua a existir. O objectivo desta F2 é proporcionar uma hipótese aos pilotos de entrarem na alta competição com um orçamento muito mais barato. Só há um carro, que é fabricado pela Williams, e não existem equipas - todos os carros são preparados pela organização e cada piloto corre para si mesmo. Sendo assim, neste primeiro ano a maior parte dos principais pilotos continua no GP2, apesar do orçamento lá ser muito mais caro. Aqui fica a lista de pilotos para este primeiro ano da nova F2:
Alex Brundle (Reino Unido)
Andy Soucek (Espanha)
Armaan Ebrahim (Índia)
Carlos Iaconelli (Brasil)
German Sanchez (Espanha)
Henri Karjalainen (Finlândia)
Henry Surtees (Reino Unido)
Jack Clarke (Reino Unido)
Jason Moore (Reino Unido)
Jens Höing (Alemanha)
Jolyon Palmer (Reino Unido)
Julien Jousse (França)
Kazim Vasiliauskas (Lituânia)
Mikhail Aleshin (Rússia)
Milos Pavlovic (Sérvia)
Mirko Bortolotti (Itália)
Natacha Gachnang (Suíça)
Nicola De Marco (Itália)
Philip Eng (Áustria)
Pietro Gandolfi (Itália)
Robert Wickens (Canadá)
Sebastian Hohenthal (Suécia)
Tobias Hegewald (Alemanha)
Tom Gladdis (Reino Unido)
Saltam à vista os mais experientes Soucek, Aleshin e Pavlovic, todos com experiência de GP2 e WSR, que poderão ser dos principais candidatos ao título. Dos jovens, Robert Wickens que é patrocinado pela Red Bull deverá ser um dos mais fortes; assim como Julian Jousse, antigo colega de equipa de Álvaro Parente na World Series by Renault; e Mirko Bortolotti, actual campeão italiano de F3 que impressionou nuns testes de F1 com a Ferrari este Inverno. Há também aqui vários pilotos de ponta da F3 espanhola (o campeão German Sanchez e a Natacha Gachnang) e o Philip Eng, vencedor da final mundial da Fórmula BMW há 2 anos atrás. Muitos nomes conhecidos mas nenhum verdadeiramente de topo.
A F2 acompanhará o WTCC nas suas provas na Europa, e as corridas serão transmitidas na Eurosport. Aqui fica o calendário:
Corridas 1 e 2 - Valência (Espanha), 30 e 31 de Maio
Corridas 3 e 4 - Brno (Rep. Checa), 20 e 21 de Junho
Corridas 5 e 6 - Spa-Francorchamps (Bélgica) - 27 e 28 de Junho
Corridas 7 e 8 - Brands Hatch (Inglaterra) - 18 e 19 de Julho
Corridas 9 e 10 - Donington (Inglaterra) - 15 e 16 de Agosto
Corridas 11 e 12 - Oschersleben (Alemanha) - 5 e 6 de Setembro
Corridas 13 e 14 - Imola (Itália) - 19 e 20 de Setembro
Corridas 15 e 16 - Barcelona (Espanha) - 31 de Outubro e 1 de Novembro