segunda-feira, 2 de março de 2009

Fórmula 1: Chuva estraga testes

Normalmente não dá para perceber muita coisas dos testes de F1, porque ninguém sabe o que é que as equipas andam a testar e em que condições. E depois há aqueles dias em que não dá para perceber nada - principalmente quando chove o dia todo.



Foi o que aconteceu hoje. Timo Glock e a Toyota foram os mais rápidos, e aparentemente foram mesmo muito mais rápidos que toda a gente durante a maior parte do dia. De resto, nada a registar, a não ser que a Ferrari foi a única equipa que estava no circuito mas decidiu não fazer nenhuma volta. Provavelmente andam a poupar quilómetros para outros dias com mais sol.

Tempos:
Pos Driver Team Time Laps
1. Glock Toyota (B) 1:30.979 89
2. Kubica BMW-Sauber (B) 1:31.327 70
3. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:31.451 114
4. Fisichella Force India-Mercedes (B) 1:31.547 54
5. Vettel Red Bull-Renault (B) 1:32.220 102
6. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) 1:33.371 91
7. Piquet Renault (B) 1:33.476 66

Fórmula 2: Novo carro apresentado

Foi apresentado hoje no circuito britânico de Brands Hatch o novo carro que irá ser utilizado na temporada de estreia da Fórmula 2, construído pela Williams:






Para perceber o que é exactamente esta Fórmula 2 é necessário perceber o contexto histórico em que se insere: originalmente existia o campeonato europeu de F2 como o último passo da maior parte dos pilotos e equipas antes da F1, sendo uma competição em que as equipas construíam os seus próprios carros segundo regulamentos que faziam com que fossem um pouco mais lentos que os carros de F1. Em 1985, a Fórmula 2 sofreu alterações significativas no regulamento, e passou a chamar-se de Fórmula 3000. Em 2005, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 foi extinto, substituído por um campeonato chamado de GP2. Este novo campeonato ficou marcado sobretudo pela obrigatoriedade de todas as equipas utilizarem o mesmo carro, construído pela Dallara e com motores Renault. Tanto a antiga F2, como a F3000 como o GP2 foram sempre o último passo da maior parte dos pilotos antes da F1.

Em 2009 começa uma nova Fórmula 2, só que esta não vem substituir directamente o GP2, que continua a existir. O objectivo desta F2 é proporcionar uma hipótese aos pilotos de entrarem na alta competição com um orçamento muito mais barato. Só há um carro, que é fabricado pela Williams, e não existem equipas - todos os carros são preparados pela organização e cada piloto corre para si mesmo. Sendo assim, neste primeiro ano a maior parte dos principais pilotos continua no GP2, apesar do orçamento lá ser muito mais caro. Aqui fica a lista de pilotos para este primeiro ano da nova F2:

Alex Brundle (Reino Unido)
Andy Soucek (Espanha)
Armaan Ebrahim (Índia)
Carlos Iaconelli (Brasil)
German Sanchez (Espanha)
Henri Karjalainen (Finlândia)
Henry Surtees (Reino Unido)
Jack Clarke (Reino Unido)
Jason Moore (Reino Unido)
Jens Höing (Alemanha)
Jolyon Palmer (Reino Unido)
Julien Jousse (França)
Kazim Vasiliauskas (Lituânia)
Mikhail Aleshin (Rússia)
Milos Pavlovic (Sérvia)
Mirko Bortolotti (Itália)
Natacha Gachnang (Suíça)
Nicola De Marco (Itália)
Philip Eng (Áustria)
Pietro Gandolfi (Itália)
Robert Wickens (Canadá)
Sebastian Hohenthal (Suécia)
Tobias Hegewald (Alemanha)
Tom Gladdis (Reino Unido)

Saltam à vista os mais experientes Soucek, Aleshin e Pavlovic, todos com experiência de GP2 e WSR, que poderão ser dos principais candidatos ao título. Dos jovens, Robert Wickens que é patrocinado pela Red Bull deverá ser um dos mais fortes; assim como Julian Jousse, antigo colega de equipa de Álvaro Parente na World Series by Renault; e Mirko Bortolotti, actual campeão italiano de F3 que impressionou nuns testes de F1 com a Ferrari este Inverno. Há também aqui vários pilotos de ponta da F3 espanhola (o campeão German Sanchez e a Natacha Gachnang) e o Philip Eng, vencedor da final mundial da Fórmula BMW há 2 anos atrás. Muitos nomes conhecidos mas nenhum verdadeiramente de topo.

A F2 acompanhará o WTCC nas suas provas na Europa, e as corridas serão transmitidas na Eurosport. Aqui fica o calendário:

Corridas 1 e 2 - Valência (Espanha), 30 e 31 de Maio
Corridas 3 e 4 - Brno (Rep. Checa), 20 e 21 de Junho
Corridas 5 e 6 - Spa-Francorchamps (Bélgica) - 27 e 28 de Junho
Corridas 7 e 8 - Brands Hatch (Inglaterra) - 18 e 19 de Julho
Corridas 9 e 10 - Donington (Inglaterra) - 15 e 16 de Agosto
Corridas 11 e 12 - Oschersleben (Alemanha) - 5 e 6 de Setembro
Corridas 13 e 14 - Imola (Itália) - 19 e 20 de Setembro
Corridas 15 e 16 - Barcelona (Espanha) - 31 de Outubro e 1 de Novembro

Fórmula 1: Sam Michael também prevê melhores corridas

Depois de Nick Heidfeld ter dito que a nova aerodinâmica estava a resultar e que ele previa mais ultrapassagens, agora é Sam Michael, o director técnico da Williams a se mostrar igualmente optimista, dizendo que acha que os carros vão conseguir andar mais próximos uns dos outros.



Segundo Sam, as novas regras que permitem aos próprios pilotos ajustar o ângulo da asa dianteira durante a corrida, "era algo que nós pensávamos que daria apenas uma pequena ajuda, mas depois do primeiro teste em Portugal, constatamos que a capacidade de seguir outros carros em curvas rápidas foi muito melhorada".

"Uma grande parte do problema era porque tradicionalmente quando seguíamos algum carro, o carro ficava muito subvirador porque perdíamos carga aerodinâmica na frente. Agora podemos corrigir tudo alterando o ângulo da asa da frente."

No entanto, Sam acha que isto apenas irá fazer diferença nalguns circuitos, e que por exemplo em Melbourne, a primeira prova do campeonato, o único sítio em que pode dar algum jeito é na última curva antes da recta da meta. "Mas em alguns circuitos vai fazer uma grande diferença de certeza."

São notícias bastante boas - acho que todos nós já nos fartamos de ver corridas de F1 chatas porque ninguém tem hipóteses de ultrapassar. A FIA já devia ter resolvido este problema da aerodinâmica há alguns anos atrás.

Fórmula 1: Barrichello pode ter renovado com a Honda

O GPUpdate.net diz que Rubens Barrichello renovou por mais um ano com a Honda e irá testar já esta semana em Silverstone. Isto, a ser verdade, acaba com as últimas esperanças do Bruno Senna para entrar na F1 este ano.



A mim parece-me bem, já que o Rubens foi o piloto mais rápido dos 2 da Honda o ano passado (o outro é Jenson Button). Apesar de ele ser dos pilotos mais velhos neste momento na F1, seria uma pena que fosse mandado embora quando tem mostrado que ainda tem todas as suas capacidades intactas. Quanto ao Bruno Senna, o rumor que circula é que ele irá assinar pela Mercedes no DTM.

A Honda tudo indica agora que não irá ser comprada nem pela Virgin, nem pela Petrobras ou Telmex, mas sim pela própria administração da equipa. O engenheiro Ross Brawn, antiga grande figura da Ferrari durante os anos de sucesso com Michael Schumacher, é das pessoas envolvidas neste projecto e a equipa poderá vir a se chamar Brawn Racing ou Brawn Sport. Os domínios na internet referentes a estes nomes foram recentemente comprados por uma advogada ligada à BAR e à Honda.