quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
F1 2009: Primeiro screenshot
Como se sabe, a Codemasters (empresa que desenvolveu as séries TOCA e Colin McRae) comprou os direitos da Fórmula 1 no mercado dos video-jogos, e irá lançar um jogo sobre a época de 2009. Foi lançado agora oficialmente o primeiro screenshot do processo de desenvolvimento do jogo, com uma nuvem de pontos resultante do "laser scanning" de uma das pistas do campeonato, que me parece ser Spa-Francorchamps:
Embora isto não sirva de muito para ter uma ideia de como vai ser o jogo, indica que a Codemasters está disposta a fazer um esforço extra para acrescentar algum realismo às suas produções. Neste momento pistas com a precisão extra do "laser scanning" só se encontram disponíveis no dispendioso iRacing, e nalgumas pistas do rFactor feitas por entusiastas (nomeadamente Eastern Creek e brevemente também Oran Park). Recordo que no passado a Codemasters foi criticada por ter pistas muito pouco precisas, quase que só acertava nos lados pra que eram as curvas...
Sendo os gráficos um ponto muito forte da Codemasters, resta saber qual irá ser o nível de realismo das físicas. Dispenso fisicas à TOCA Race Driver/Grid, em que até carros de turismo parecem ter a carga aerodinâmica e o poder de travagem de um F1!
Mesmo que o jogo não seja grande coisa, é muito provável que estas pistas super-precisas possam vir a ser convertidas para outros títulos superiores, o que é muito boa notícia.
Fonte: VirtualR.net (melhor site de notícias sobre simracing de momento)
Publicada por noikeee à(s) 12:00
Categoria: Jogos, Jogos - Simracing, Jogos - Simracing - F1 2009 comentários (0)
Música: Telefon Tel Aviv
Hoje apresento-vos a música dum brilhante duo norte-americano que muito me tem entretido ultimamente: Telefon Tel Aviv, músicos de IDM/ambient/electronica.
Esta última semana tenho andado a ouvir sobretudo a faixa When It Happens It Moves All By Itself, do segundo álbum deles, Map Of What Is Effortless. Faixa curta mas genial:
O melhor álbum no entanto parece-me ser o primeiro, Fahrenheit Fair Enough. Aqui fica a faixa inicial, que tem o mesmo nome do álbum:
E a segunda faixa, TTV:
Finalmente, passamos ao último álbum, intitulado Immolate Yourself. Não sou grande fã deste último, mas a faixa The Birds é uma excepção:
Infelizmente não irá haver mais música de Telefon Tel Aviv, dado que o membro Charles Cooper faleceu no passado dia 22 de Janeiro, alegadamente devido a suicídio.
Futebol: Lisandro endiabrado em Madrid
Ontem regressou a Liga dos Campeões, com 4 jogos dos oitavos-de-final. O FC Porto deslocou-se até Madrid, para defrontar o Atlético local, equipa que há muito não chegava a estas andanças mas que tem feito uma temporada positiva, com um plantel que contem vários jogadores que brilharam no futebol português (Simão, Maniche, Paulo Assunção, Seitaridis). A partida acabou empatada a 2 bolas, com destaque para Lisandro Lopez que apontou os dois golos dos dragões e passou a ser o melhor marcador desta edição da Liga dos Campeões.
O FC Porto sofreu golo cedo, logo aos 3 minutos marcado por Maxi Rodriguez, que aproveitou uma falha de marcação do lateral-esquerdo Cissokho para aparecer em situação de fácil finalização. Poderia indicar uma noite de glória do Atlético de Madrid, mas o que aconteceu foi quase o oposto. O FC Porto teve sempre mais oportunidades para marcar, chegou a ter um golo anulado na primeira parte (fora-de-jogo milimétrico que não dá para perceber se existe ou não), e depois marcou mesmo, graças a um cabeceamento falhado dum defesa madrileno que deixou Lisandro completamente isolado. Já no final da primeira parte, um remate de Forlan resultou num enorme frango do guarda-redes Hélton, dando a vantagem de 2-1 para o Atlético ao intervalo sem que a equipa da casa merecesse verdadeiramente.
A segunda parte teve algum período de adormecimento do jogo por parte do Atlético, mas a cerca de um quarto de hora do fim, Lisandro Lopez voltou a marcar, após cruzamento do francês Cissokho que assim se redimiu da falha ao abrir o jogo. Resultado final de 2-2 que deixa boas perspectivas para a segunda mão, não só pela matemática (basta um 0-0 ao FC Porto), mas também pela exibição convincente. Fica apenas a dúvida se este não terá sido um Atlético abaixo da média, porque alguns dos seus melhores jogadores não se viram - será que o Aguero esteve em campo?
Internazionale 0-0 Manchester United
Não foi este o único jogo de interesse para os portugueses ontem à noite (todos têm interesse, mas a comunicação social estimula sempre aquela mania patriótica...). Em Milão, José Mourinho (e Figo) defrontou Cristiano Ronaldo (e Nani). O madeirense fez uma enorme exibição, particularmente na primeira parte em que enviou uma bola ao poste num livre, e esteve envolvido em mais uma série de lances perigosos. No entanto, o antigo treinador do FC Porto terá mais razões para sorrir, já que o resultado de 0-0 permite ao Inter passar a eliminatória com um empate com golos em Old Trafford.
Lyon 1-1 Barcelona
Já em França, o super-Barcelona de Guardiola continuou o mau momento, com uma primeira parte fraca em que Victor Valdés voltou a não ficar muito bem na fotografia no momento do golo do Lyon. Apesar de tudo, mais um lance de génio de Juninho, que já nos habituou a marcar golos de livres a partir de qualquer posição do meio-campo adversário:
Na segunda parte, Thierry Henry empatou para o Barcelona, ultrapassando Eusébio na lista de melhores marcadores da Champions de todos os tempos. Alívio para o Barça que assim tem tudo para passar na segunda mão.
Arsenal 1-0 Roma
Em Londres, defrontaram-se duas equipas de futebol atractivo que não estão a fazer uma grande época, mas em vez de jogadas espectaculares e golos bonitos tivemos apenas um golo de penalti, apontado por Robin Van Persie. Nicolas Bendtner voltou a mostrar a sua faceta de "perneta" e desperdiçou mais um golo feito. Um dia destes tenho de falar com o Wenger e perguntar-lhe o que é que ele vê no avançado dinamarquês. De qualquer maneira, o Arsenal com este resultado é a equipa das 8 que já jogaram que estará mais perto de se qualificar.
Jogos de hoje
Hoje temos mais 4 jogos: um Sporting-Bayern de Munique em que a equipa de Paulo Bento poderá aproveitar o seu bom momento (e o mau momento do Bayern), mas que ainda terá pesadelos com o golo de Schweinsteigger a Ricardo há 2 anos atrás; um Real-Liverpool que terá mais espanhóis do lado da equipa de Benitez que da equipa espanhola; um Villarreal-Panathinaikos pouco mediático; e um Chelsea-Juventus que marca o regresso de Ranieri a Londres, 5 anos depois.
Fotos retiradas deste site brasileiro. Muito fixe o site, tenho de começar a roubar mais fotos de lá. :)