sexta-feira, 13 de março de 2009

Fórmula 1: Patrão da McLaren admite problemas

Apesar de a McLaren ter estado quase sempre no fundo da tabela de tempos nos testes de Inverno, muitos adeptos da equipa continuavam confiantes de que a McLaren estava apenas a esconder o seu verdadeiro potencial. No entanto, agora será difícil continuar a confiar numa grande McLaren para 2009 - dado que o novo patrão da equipa, Martin Whitmarsh (que substituíu Ron Dennis recentemente), admitiu publicamente que o novo carro não é suficientemente rápido para os objectivos da equipa.



Ficam aqui as declarações de Whitmarsh: "Esta semana o carro correu em Barcelona com um pacote aerodinâmico actualizado, como nós sempre planeamos fazer, e identificamos um défice de performance que estamos agora a trabalhar arduamente para resolver." "O carro de momento não é suficientemente rápido - certamente não para os nossos standards extremamente altos. (...) Mas temos orgulho nos nossos feitos e temos fé na capacidade dos nossos engenheiros para trabalhar arduamente e levar o MP4-24 até uma posição em que possamos ter mais sucessos."

O patrão da secção de automobilismo da Mercedes-Benz, Norbert Haug admite também que "poderá demorar algumas corridas até melhorarmos significativamente", ficando a ideia clara de que não acreditam que no Grande Prémio da Austrália a McLaren esteja entre as equipas da frente.

WRC: Loeb na frente no Chipre

Não há muito a dizer sobre o primeiro dia do Rally do Chipre - Loeb lidera com grande vantagem, como sempre.



Dani Sordo é o segundo, demonstrando que a Citroen está em grande no Chipre. A Ford segue em 3º e 4º, com Hirvonen e Latvala. As boas notícias para os adeptos portugueses é de que Armindo Araújo lidera no agrupamento de produção (este rali conta para o PWRC), e com vantagem de meio minuto sobre Patrik Sandell.

Classificação após o 1º dia:
Pos Driver Car Time
1. Sebastien Loeb Citroen 1h37:46.3
2. Dani Sordo Citroen + 41.8
3. Mikko Hirvonen Ford + 1:00.2
4. Jari-Matti Latvala Ford + 1:08.3
5. Petter Solberg Citroen + 2:27.1
6. Sebastien Ogier Citroen + 3:03.0
7. Evgeny Novikov Citroen + 3:16.0
8. Matthew Wilson Ford + 4:25.9
9. Conrad Rautenbach Citroen + 4:35.3
10. Federico Villagra Ford + 5:02.0

Fórmula 1: Novo circuito em França aprovado

Dado que a França perdeu recentemente o seu Grande Prémio, que se costumava disputar no circuito de Magny-Cours, os franceses têm andado a explorar diversas opções possíveis para a construção de um novo circuito. Ontem foi anunciada a escolha final - a pista irá ser construída em Flins-Les Mureaux, uma localidade no Nordeste de Paris.

O traçado irá ter 4.5 quilómetros, irá custar 112 milhões de euros a construir e o arquitecto responsável é o francês Jean-Michel Wilmotte, em colaboração com a empresa britânica Apex Circuit Design, conhecidos por terem desenhado o traçado do Dubai. O objectivo é que a pista fique completa em 2011, para possivelmente receber o GP de França - algo que terá ainda de ser acordado com o patrão da F1 Bernie Ecclestone.

Encontrei este esboço do traçado no fórum TBK-Light:



Pelas àreas de escape, suponho que a direcção da pista seja conforme os ponteiros do relógio. Aqui no papel, não parece ser um traçado muito interessante. A maior parte das curvas parecem ser médias/lentas, excepto a primeira curva.

Também encontrei outra imagem, com a perspectiva 3D do circuito, mas alguma coisa está mal porque se repararem bem, há ali umas curvas que estão posicionadas em partes da pista diferentes!



Provavelmente uma destas imagens é de uma versão anterior do desenho da pista pelo arquitecto.