Fórmula 1: Novo sistema decide campeão
Surpresa hoje na reunião do WMSC (World Motor Sport Council - Conselho Mundial do Desporto Motorizado). Quando se pensava que ia ser aprovado um novo sistema de pontuação para a Fórmula 1, que tinha sido proposto pela associação de equipas FOTA (12-9-7-6-5-4-3-2-1 em vez dos actuais 10-8-6-5-4-3-2-1), eis que o Conselho Mundial decidiu optar por uma solução radical - o campeão mundial de 2009 irá ser decidido não por pontos, mas pelo piloto com mais vitórias.
Esta acaba por ser uma adaptação do sistema de "medalhas" proposto por Bernie Ecclestone. Bernie propunha um sistema em que toda a classificação do Mundial de Pilotos fosse decidido pelo maior número de vitórias, depois pelo maior número de 2ºs lugares, 3ºs, etc. O Conselho Mundial decidiu por um sistema Frankenstein em que só o campeão é decidido assim e todos os outros lugares da classificação continuarão a ser decididos pelo actual sistema de pontos. O campeonato de construtores mantêm-se decidido por pontos como actualmente.
Tenho lido muitas mensagens de adeptos de F1 profundamente irritados com a decisão. Pessoalmente, acho que a proposta da FOTA era melhor, e tenho as minhas próprias ideias sobre como deve ser o sistema de pontuação (um dia destes escrevo sobre isto...). Mas não me parece que esta decisão seja assim tão absurda. Muitas vezes chegámos ao fim do ano e temos pessoas chateadas com o facto de o campeão não ser o piloto com mais vitórias. A partir de agora, isto não é possível. Os pilotos envolvidos na luta pelo Mundial irão ser obrigados a dar o tudo por tudo para vencerem cada corrida individual, em vez de se resignarem a coleccionar pontos.
Este sistema no entanto tem desvantagens. A maior talvez seja o facto de quase obrigar as equipas a escolherem um 1º e um 2º piloto, porque ao deixarem dois pilotos repartirem vitórias entre si, diminuem muito as suas possibilidades de serem campeões (mais do que no sistema actual). Outra desvantagem na minha opinião é que temos tido tantas mudanças de regras nos últimos anos na F1, que os adeptos casuais começam a ficar baralhados, e a própria F1 começa a perder alguma identidade. Não conheço mais nenhum desporto que se reinvente a si próprio todos os anos...
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