terça-feira, 17 de março de 2009

WRC: Mundial com carros S2000 em 2011

Outra competição que viu o seu futuro decidido hoje pelo Conselho Mundial da FIA foi o Mundial de Ralis. No próximo ano, iremos ter os actuais WRCs e S2000s a correr lado a lado. E em 2011, o Mundial será disputado exclusivamente por S2000s.



Estava na mesa também a possibilidade de os S2000 passarem a contar com turbocompressores, mas esta proposta foi chumbada para 2011 - sendo possível que os S2000 passem a ter motores de 1.6 litros com turbocompressores em 2013. A única alteração prevista em relação aos S2000 actuais é a introdução de componentes aerodinâmicos extra para darem maior desempenho aos carros.

A mim parece-me bem. O WRC actual está num estado que até mete pena, enquanto há os mais baratos S2000s por todo o lado, com um campeonato internacional de S2000s muito bem disputado que até me traz mais interesse que o WRC (falo do IRC). Se todos os Abarths, Skodas, Peugeots e Protons do IRC passarem para o Mundial, mais os S2000 do Mundial de Produção, acho que vamos ter um Mundial muito mais interessante. Pena os carros não serem tão rápidos, mas ganha-se em competitividade.

Quem ameaçou aqui há uns tempos que podia sair dos ralis caso isto fosse em frente é o Sebastien Loeb. Por muito que eu aprecie as qualidades do Loeb como piloto, até nem era mau para a competitividade do Mundial. Ele ganha tudo e não sobra nada para os outros...

0 comentários: