segunda-feira, 16 de março de 2009

Futebol: 22ª jornada da Liga Sagres

Benfica 0-1 Vitória de Guimarães

Nesta jornada o destaque principal vai certamente para a derrota em casa do Benfica com o Vitória de Guimarães. Num jogo em que os encarnados atacaram mais, bastou uma falha de concentração para Roberto marcar o único golo do jogo num contra-ataque aos 66 minutos. O Benfica que era assim o principal adversário do FC Porto na luta pelo título, caíu para o 3º lugar atrás do Sporting e está a 5 pontos dos líderes.

Sporting 2-0 Rio Ave

O Sporting demonstrou alguma capacidade de recuperação mental após a pesadíssima derrota por 7-1 com o Bayern, e derrotou o Rio Ave por 2-0. Moutinho marcou o primeiro golo do jogo num remate seco à entrada da àrea, e Rochemback fechou o resultado em cima do intervalo, num livre directo em que o guarda-redes Márcio Paiva não ficou bem na fotografia. Na 2ª parte os de Vila do Conde ainda tentaram recuperar da desvantagem, apesar de jogarem com 10 após expulsão de Bruno Mendes, mas não o conseguiram.



FC Porto 2-0 Naval

O FC Porto foi o último dos 3 grandes a entrar em campo, no Domingo. Jesualdo Ferreira tinha dito que "era mais difícil ganhar à Naval que ao Atlético", mas o FC Porto fez uma exibição bastante convincente, faltando apenas alguma eficácia na finalização. Apesar de Hulk e Fernando estarem indisponíveis por castigo, os seus substitutos argentinos Mariano González e Andrés Madrid foram uma agradável surpresa pois fizeram boas exibições. Aliás, este Mariano que temos visto nos últimos jogos tem-se mostrado infinitamente mais eficaz que em qualquer período desde a sua chegada a Portugal. Contra a Naval, apontou o primeiro golo, e fez o passe para este toque de classe de Lucho González que significou o 2-0 final:



Outros jogos

A outra surpresa desta jornada, a par com a derrota do Benfica em casa, foi a goleada de 4-0 do Paços ao Leixões. A equipa de José Mota parece estar a se desmoronar após um início de campeonato brilhante, e já perdeu o comboio dos líderes. Espectaculares foram os 2 primeiros golos do jogo: o primeiro (de André Pinto) foi de bicicleta, e o segundo (de Ricardo) foi de calcanhar.





Quem também se afastou dos líderes foi o Braga, com mais um empate (a 1 em casa com a Académica); enquanto que na luta pela manutenção o Setúbal foi arrancar 3 preciosos pontos à Trofa. A jornada completa-se hoje com o derbi madeirense entre Nacional e Marítimo na Choupana - particularmente importante na luta pelos lugares europeus.

Resultados:
Trofense 0-1 V. Setúbal
Sp. Braga 1-1 Académica
Belenenses 2-2 Est. Amadora
Benfica 0-1 V. Guimarães
FC Porto 2-0 Naval
P. Ferreira 4-0 Leixões
Sporting 2-0 Rio Ave
Nacional - Marítimo (por disputar)

Classificação:
1. FC Porto 48
2. Sporting 44
3. Benfica 43
4. Sp. Braga 37
5. Nacional 35 (-1 jogo)
6. Leixões 35
7. Marítimo 33 (-1 jogo)
8. V. Guimarães 30
9. E. Amadora 27
10. Académica 25
11. Naval 23
12. P. Ferreira 22
13. V. Setúbal 22
14. Trofense 18
15. Belenenses 17
16. Rio Ave 17

0 comentários: