Fórmula 1: O dia em que a Brawn deixou toda a gente de boca aberta
Já se sabia dos dias anteriores que o carro da Brawn GP não era mau, mas o que se passou hoje abriu os olhos a mais algumas pessoas. Jenson Button fez o melhor tempo da semana - não por uma margem mínima, mas por uma diferença superior a um segundo sobre as voltas da Ferrari e da BMW que se julgavam serem simulações de qualificação!
Outro rumor que se espalhou hoje é o de que as voltas em stints longos da Brawn andariam na casa de 1:20 e 1:21, o que seria superior às voltas conseguidas por todas as outras equipas. Isso significaria que a Brawn teria neste momento de longe o melhor carro, o que para mim é difícil de acreditar - deve haver alguma coisa mal contada nesta história, ou então eles tão a andar com menos peso no carro do que é legal.
O segundo lugar do dia foi para Felipe Massa, que fez uma simulação de um fim-de-semana de corrida tal como Kimi Raikkonen tinha feito nos últimos dias. No entanto a Ferrari voltou a mostrar falta de fiabilidade, com um problema hidráulico. O terceiro lugar foi para Kubica no BMW Sauber e o quarto para Glock no Toyota.
Alonso foi 5º no Renault. Em entrevista ao El Mundo, o piloto espanhol não se mostra confiante, dizendo que estar nos 6 primeiros na Austrália vai ser "quase impossível". "Na época passada tínhamos mais dúvidas (sobre a nossa competitividade), o carro não respondia bem, já este ano temos feito progressos contínuos, mas não podemos alcançar os tempos da Ferrari, BMW e Brawn".
Ainda e sempre num mau momento continua a McLaren. Lewis Hamilton foi último - a 2,5 segundos de Button - e voltou a levar o carro às barreiras de protecção do circuito de Barcelona.
Tempos:
Pos Driver Team Time Laps
1. Button Brawn-Mercedes (B) 1:19.127 124
2. Massa Ferrari (B) 1:20.168 109
3. Kubica BMW Sauber (B) 1:20.217 109
4. Glock Toyota TF109 (B) 1:20.410 99
5. Alonso Renault R29 (B) 1:20.863 107
6. Vettel Red Bull-Renault (B) 1:21.165 102
7. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:21.324 89
8. Fisichella Force India-Mercedes (B) 1:21.545 97
9. Buemi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:21.569 140
10. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:21.657 82
2 comentários:
Noikee:
O Brawn não vai usar o KERS, logo á partida está mais leve. Como por agora é facultativo o uso do dispositivo, pode estar a usar essa vantagem.
Se for assim, combinado com um chassis muito bem desenhado (ele está nisto desde Abril passado, pelo que me contam) e o potencial "handicap" da troca da honda para a Mercedes, acho que podemos ter uma surpresa na Austrália.
Ah! Nâo é caso unico. A Toro Rosso não vai usar o KERS até Shangai, a quarta prova do campeonato.
Ainda há dias li algures um comentário traduzido de um jornal estrangeiro, de que só uma equipa ia usar o KERS em Melbourne! (provavelmente a BMW ou a McLaren)
Agora é bem possível que todas as outras estejam com o KERS no carro para testá-lo, e a Brawn não esteja. Não me parece é que só isso justifique estas (grandes) diferenças de tempos.
Enviar um comentário