terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fórmula 1: O que realmente se passa nos testes

Uma olhada rápida ao quadro de tempos e às notícias de hoje no Bahrain dizem-nos que Kimi Raikkonen com o seu Ferrari foi o mais rápido, com Jarno Trulli em Toyota um décimo de segundo mais lento, e Nick Heidfeld em BMW meio segundo mais lento. A Ferrari perdeu algum tempo devido a uma avaria no arrefecimento do seu sistema KERS, e a Toyota voltou a fazer um número brutal de voltas.



Resultados:
Pos Driver Team Time Laps
1. Raikkonen Ferrari (B) 1:32.102 103
2. Trulli Toyota (B) 1:32.230 149
3. Heidfeld BMW-Sauber (B) 1:32.585 104

Mas a verdade é que estes tempos dizem muito pouco. As equipas usam níveis de combustível diferentes, pneus diferentes, peças diferentes, e fazem stints com número de voltas diferentes.

É por isso que é necessário mais informação do que apenas o melhor tempo do dia para perceber como é que estão as equipas neste Inverno. A revista alemã Motorsport Aktuell tem estado atenta aos pormenores e tirou as suas conclusões dos testes da semana passada. Isto é material traduzido de alemão para inglês e agora para português, por isso pode ter falhas, mas garanto que esta costuma ser uma boa fonte:

- A Bridgestone está a experimentar vários tipos de pneus no Bahrain, alguns sendo mais rápidos a aquecer mas com desgaste mais rápido, outros com um comportamento oposto. A diferença de tempo por volta entre os pneus pode chegar a 1 segundo.

- Toda a gente que está no Bahrain têm feito as melhores voltas no final de stints longos, e não têm testado em condições de qualificação. Raikkonen e a Ferrari têm sido os mais rápidos, com a Toyota muito perto, especialmente em stints compridos. A BMW não anda longe mas os tempos não são tão consistentes.

- A Ferrari está a testar com uma espécie de espelhos embutidos numa peça aerodinâmica. A Toyota testou esta solução o ano passado, mas descartou-a por retirar muita visibilidade dos espelhos aos pilotos.

- Em relação ao KERS, a Toyota não o tem usado, a Ferrari só o usou no último dia, e a BMW não o usou no primeiro dia.

- Em Jerez, a McLaren tem-se mostrado como a equipa que tem o sistema KERS mais evoluído. Um grande problema é que, como este sistema carrega a energia desperdiçada durante a travagem, ao tentar acumular esta energia o carro pode perder algum equilíbrio. Julga-se que esta falta de equilíbrio pode fazer perder até 4 décimos de segundo, mas a McLaren não tem este problema.

- No entanto, a McLaren tem andado sempre com uma asa traseira do ano passado, com dimensões muito maiores, o que se estima que seja 8 décimos de segundo mais rápida, dando uma falsa imagem dum carro mais rápido do que realmente é. De qualquer forma espera-se que os problemas com a nova asa não sejam graves e que em Março a equipa tenha a nova asa pronta.

- A McLaren é muito rápida em formato de qualificação, mas em stints longos a Williams está ao mesmo nível. A Williams fez grandes progressos durante a semana, apesar de não ter usado o KERS.

- O Vettel e a Red Bull começaram logo com tempos excelentes, mas em stints longos não têm impressionado muito.

- A Renault parece estar ainda com um carro lento, já que o excelente tempo que o Alonso fez no último dia da semana foi com menos combustível do que toda a gente tem usado, no início dum stint de 8 voltas.

- A Renault cancelou os testes desta semana em Barcelona, preferindo melhorar o carro na fábrica.

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