Jogos: OnLive promete revolucionar mercado dos jogos
Na GDC 2009, uma conferência de empresa que desenvolvem jogos que está a decorrer esta semana em San Francisco, foi apresentada uma nova tecnologia que promete revolucionar o mundo dos jogos: o OnLive, um sistema que corre os jogos em computadores actualizados com o hardware mais recente num servidor central, e em que os utilizadores recebem as imagens e os sons dos jogos por streaming de vídeo.
Este pequeno vídeo explica as potencialidades do serviço:
E esta longa apresentação (de quase uma hora) mostra o sistema em funcionamento:
Confesso que não tive pachorra de ver tudo do início até ao fim, mas o pouco que vi foi impressionante. Eles conseguem pôr os jogos mais recentes a funcionar com o máximo dos gráficos, em televisões e em computadores com características fracas - graças a uma pequena caixinha que vai recebendo o streaming de vídeo. Tudo o que é preciso é uma ligação web de banda larga comum, com 5 Mbps necessários para receber jogos em alta definição (HDTV 720p). E os jogos não ficam com lag: eles afirmam no vídeo que a latência entre os inputs do utilizador e a recepção do vídeo é de apenas 1 milisegundo(!!). É mais do que suficiente para jogar FPSs e outros tipos de jogos multiplayer que necessitam de latências baixas.
É claro que isto obriga a uma rede alargada de servidores para as latências se poderem manter assim tão baixas, e as latências aumentam à medida que aumentam as distâncias entre as pessoas conectadas no servidor. E ainda não se sabe o preço do OnLive. Mas não é impensável que daqui a uns 10 anos em vez de andarmos sempre a comprar placas gráficas e computadores novos, o OnLive ou outro serviço do género trate disso por nós.
0 comentários:
Enviar um comentário